Topo
pesquisar

E haja luz! A rota da eletricidade

Química

O que faz uma lâmpada acender?
O que faz uma lâmpada acender?
PUBLICIDADE

Como a energia chega até sua casa? Por que ela é capaz de acender uma lâmpada? Essas são dúvidas que você vai esclarecer agora através de nosso estudo sobre “A rota da eletricidade”.

A Energia Elétrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Tudo começa na usina de geração de energia, lá existem enormes turbinas que se movimentam pela ação da água (hidrelétricas) e produzem energia com tensão elevada (700 mil volts) para que essa possa percorrer longos caminhos até nossa residência. Essa é a forma de obtenção de energia mais utilizada no Brasil, ela é responsável pelo fornecimento de 70 % da eletricidade consumida em todo o país. O restante é fornecido através de processos não relevantes neste contexto.

Para chegar até nossa casa com a voltagem de 110 e 220 volts, a energia passa por transformadores que ficam localizados nos postes espalhados pela cidade. Fios saem desses aparelhos e levam eletricidade até você.

Mas como essa energia é capaz de manter lâmpadas acesas? As lâmpadas incandescentes, por exemplo, possuem um filamento em seu interior que permite a passagem de corrente elétrica dando origem a luz.

Algumas definições importantes:

- A corrente elétrica equivale ao movimento dos elétrons por um condutor;

- A potência em Watts determina qual é o consumo de energia em dado período.

Essa última é obtida através do relógio instalado em nossa casa, e através deste é possível medir o quanto consumimos durante o mês.

Conclusão: A rota da eletricidade nada mais é do que a viagem de elétrons por fios condutores de energia.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Energia
Conheça os diferentes tipos de transmissão da eletricidade.

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "E haja luz! A rota da eletricidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/e-haja-luz-rota-eletricidade.htm. Acesso em 18 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola