A difração pode ser definida como a capacidade das ondas em contornar obstáculos. Quando uma onda choca-se com um obstáculo que possui uma abertura com dimensões comparáveis a seu comprimento, as partes da onda que passam pelo espaço aberto alargam-se e atingem as regiões opostas ao obstáculo.
Na imagem acima, depois que as ondas passam pela fenda, elas tornam-se circulares, assim, conseguem atingir toda a região posterior ao obstáculo.
Tamanho da fenda
À medida que o tamanho da fenda por onde as ondas passam aumenta, em relação ao comprimento de onda, o fenômeno de difração torna-se menos intenso. Na imagem a seguir, o obstáculo apresenta uma abertura maior que na imagem anterior. Isso não impede a ocorrência da difração, porém ela acontece de forma menos intensa.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Difração e tipos de ondas
O fenômeno da difração ocorre com todos os tipos de ondas. Com as ondas sonoras, por exemplo, pode-se perceber a ocorrência desse fenômeno quando duas pessoas mantêm a conversação mesmo quando há um obstáculo interposto entre elas, como um muro.
Por Joab Silas
Graduado em Física