Neste domingo, 1º de janeiro, será realizada a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como 39º presidente eleito no Brasil desde a proclamação da República.
Esse é o terceiro mandado do político que já ocupou o cargo entre 2003 e 2010.
A expectativa é que o evento conte com a presença de 300 mil pessoas.
Saiba mais: como funciona a posse presidencial
Cerimônia oficial de posse
A previsão é que o evento oficial da posse de Lula se inicie às 14h.
O tradicional desfile no carro pela Esplanada dos Ministérios marca o início da cerimônia.
Depois, o presidente eleito segue para o Congresso Nacional, local que será recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Esse momento será a oficialização da posse presidencial.
Lula deve fazer um juramento à Constituição e um primeiro discurso após empossado.
Com isso, tanto o presidente quanto Geraldo Alckmin, vice-presidente, devem seguir para o Palácio do Planalto. Eles subirão a rampa para o momento da transferência da faixa presidencial. Jair Bolsonaro não deve comparecer para passar a faixa.
No Salão Nobre do Palácio, Lula deve se encontrar com as autoridades internacionais e chefes de Estado. Na ocasião, os minitros devem assinar seus atos de posse. Haverá o registro de uma foto oficial.
Veja também: o que significa a diplomação do presidente eleito
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Festival do Futuro
Além do evento oficial, o Festival do Futuro contará com a apresentação de diversos artistas de diferentes ritmos musicais. Os shows serão apresentados em dois palcos chamados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às duas artistas que faleceram neste ano.
O festival começará a partir das 10h e será interrompido às 13h para os eventos oficiais. Os shows retornarão a ser realizados a partir das 18h30.
Um cortejo popular com diferentes manifestações populares culturais brasileiras devem marcar o início do evento. Haverá apresentações de toré, bumba meu boi, afoxé, maracatu, fanfarras, violeiros, capoeira entre outras.
Confira os artistas que vão se apresentar no Festival do Futuro:
Confira também: Camilo Santana é anunciado como ministro da Educação no governo Lula
Crédito de imagem:
[1] Wagner Vilas | Shuttestock
Por Lucas Afonso
Jornalista