Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renuncia ao cargo após 44 dias

Líder do Partido Conservador enfrentou forte pressão a respeito de seu plano econômico.

Em 20/10/2022 15h32 , atualizado em 20/10/2022 15h36
Foto de Liz Truss vestida de preto em frente à bandeira do Reino Unido
Liz Truss tomou posse em 6 de setembro.* Crédito da Imagem: Alexandros Michailidis / Shutterstock

PUBLICIDADE

Na manhã desta quinta-feira (20), a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou ao cargo após 44 dias* no governo. Ela se tornou a premiê a ficar menos tempo em exercício da história do país. 

A sua saída se dá em um contexto de forte pressão devido ao plano econômico que Liz apresentou. Nele, a primeira-ministra buscou incentivar a economia a partir de altos cortes de impostos junto a um empréstimo bilionário para aliviar os cofres públicos. 

O orçamento apresentado por ela impactou de forma negativa os mercados financeiros causando uma queda no valor da libra (moeda britânica). 

O pronunciamento ocorreu em frente ao Downing Street, que é a sede do governo do Reino Unido. 

Eu reconheço que dada a situação, não posso entregar o mandato para qual fui eleita pelo Partido Conservador. Por isso, falei com Sua Majestade o Rei para notificá-lo de que estou renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador.

Liz Truss

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A britânica irá continuar no cargo até que este tenha um novo representante. Um novo líder deve ser escolhido pelos Conservadores até o dia 28 de outubro. 

A posse de Liz Truss ocorreu no dia 6 de setembro, dois dias antes da morte da rainha Elizabeth II. Ela entrou para substituir Boris Johnson que renunciou em julho deste ano. 

O mandato mais curto para o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido até então era o de George Canning, que faleceu em agosto de 1827. Ele ficou 118 dias no governo britânico. 

 

Por Lucas Afonso
Jornalista

 

Crédito da imagem:

Alexandros Michailidis | Shutterstock

Notas:

* Fonte: Reuters.

PUBLICIDADE