Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Primavera 2022 começa amanhã (22) no Brasil

Estação das flores apresenta aumento das chuvas e temperaturas mais amenas

Em 21/09/2022 15h13 , atualizado em 26/09/2022 18h48
Flores da Primavera
Primavera é conhecida como a estação das flores Crédito da Imagem: Shutterstock

PUBLICIDADE

Por Silvia Tancredi

Flores, cores, aromas e chuvas. Esses são os principais símbolos da Primavera, que começa amanhã, 22 de setembro, às 22h04, no Brasil. A estação do ano segue até as 18h48 do dia 21 de dezembro.

Conhecida como a estação das flores, a Primavera apresenta temperaturas mais amenas e agradáveis em relação à estação anterior, o Inverno. É também na Primavera que as chuvas aumentam de forma gradual em todo o país. 

A Primavera somente tem início amanhã no hemisfério Sul. Atualmente, o hemisfério Norte conta com a estação Verão, que encerra no dia 23 de setembro, dando início ao Outono.

Saiba tudo sobre a estação Primavera

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Primavera em 2022

Segundo o Prognóstico Climático elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os meses de outubro e dezembro as chuvas devem aumentar em todas as regiões do Brasil. 

O estudo aponta ainda que, na Primavera de 2022, haverá maior probabilidade de chuvas na Região Sul em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar.

Confira o que é fenômeno La Niña

O Inmet sinaliza que, com o crescente aumento das chuvas em grande parte do país na Primavera, tem-se o início do plantio das principais culturas de verão.  

No Brasil Central, por exemplo, o estudo mostra que deve haver retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão.

Girassois são flores características da Primavera no Brasil

Primavera no Brasil 

A Primavera no Brasil tem características típicas. Confira abaixo algumas delas:

  • Aumento das chuvas na maior parte do país;

  • Temperaturas mais amenas;

  • Aumento da umidade do ar;

  • Chuvas mais frequentes nos finais de tarde ou começo da noite;

  • Favorecimento de florescimento de várias espécies;

  • Animais com comportamentos específicos. Muitos tendem a sair do seu período de hibernação, por exemplo.

Primavera e as flores

Na Primavera, famosa por ser a estação das flores, muitas flores desabrocham devido ao aumento gradativo das temperaturas e ao o regime de chuvas, que se intensifica nesse período.

Entre as principais flores da Primavera no Brasil, temos girassóis, hortênsias, hibiscos, violetas, rosas, orquídeas e tulipas.

PUBLICIDADE