Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

ONU divulga Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. Saiba o que estudar sobre IDH

Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador de desenvolvimento de um país

Em 13/03/2024 18h37 , atualizado em 13/03/2024 18h47
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A ONU divulgou na tarde de hoje, 13 de março, que o Brasil conta com 0,760 no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O país ocupa agora o 89º lugar no mundo. 

Conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil já mostra sinais de recuperação após quatro anos do início da pandemia da Covid-19. Entretanto, o Pnud mostra que a melhora ainda é desigual e reflete a polarização politica do país.

O Pnud avalia todos os países do mundo. Após a divulgação dos dados, a ONU pode interferir  por meio da elaboração de políticas de ajuda humanitária, nos territórios que apresentem essa necessidade.

O que é IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador de desenvolvimento de um país que leva em consideração não só o crescimento econômico mas também aspectos sociais, segundo detalha este artigo.

O IDH é utilizado como parâmetro mundial para comparar a qualidade de vida de cada país, identificando o seu desenvolvimento socioeconômico e orientando as possíveis medidas a serem tomadas naquilo que se encontra deficiente.

O Pnud Brasil já ressaltou, ainda de acordo com o artigo, que o IDH não deve ser considerado um medidor de felicidade ou o indicador do melhor lugar para viver, pois não leva em consideração todos os aspectos necessários para chegar-se a essa conclusão, como equidade, sustentabilidade, democracia, entre outros.

Criado em 1990 por Mahbub ul Haq, economista paquistanês, o IDH é, hoje, um dos principais indicadores do Relatório para o Desenvolvimento Humano (RDH), considerado pela ONU como um importante instrumento no progresso do desenvolvimento humano no mundo. Esse relatório é divulgado nacional, global e anualmente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como é calculado o IDH?

O cálculo do IDH é feito anualmente e trata-se de uma média entre as três dimensões consideradas na análise: renda, saúde e educação, tendo cada dimensão o mesmo peso no cálculo a ser realizado, mostra este artigo.

Quanto mais próximo de 1, melhor é a qualidade de vida no país, mostrando que as políticas públicas bem como a economia vão bem. O IDH é classificado em: baixo, médio, alto e muito alto.

O que estudar sobre IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano é um tema que pode aparecer em provas de geografia, história e atualidades de processos seletivos, como vestibulares e Enem 2024.

Por isso, é importante que o aluno estude os seguintes tópicos sobre IDH:

Leia também: Renda per capita que compõe o IDH brasileiro

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE