Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Inep anuncia quando será publicado o resultado do Encceja 2018

Datas mudam para o ensino fundamental e médio. Exame é voltado para a certificação do estudantes.

Em 16/10/2018 14h04 , atualizado em 16/10/2018 14h13
Crédito da Imagem: inep/mec

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta terça-feira, 16 de outubro, as datas dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. A pontuação do ensino médio sairá em 12 de novembro, enquanto as notas do ensino fundamental estarão disponíveis em 10 de dezembro. 

Saiba tudo sobre o Encceja

De acordo com o Inep, o resultado do Encceja ensino médio será publicado em novembro para que os aprovados possam participar de Vestibulares ou ingressar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em relação ao resultado do Encceja ensino fundamental, o Inep informou que a divulgação em dezembro não prejudicará os participantes, já que eles não ingressarão no ensino superior agora. 

Serão aprovados no Encceja os candidatos que tiverem 100 pontos em cada área do conhecimento (prova objetiva) - etapa que vai até 200 pontos - e mínimo de cinco pontos na redação (sendo a pontuação máxima 10 pontos). 

Se o participante não atingir a pontuação necessária em todas as provas, mas tiver o mínimo em algumas áreas, poderá pedir a declaração de proficiência. Com isso, as disciplinas serão excluídas do próximo Encceja. 

Crédito: INEP/MEC

Encceja 2018

O Encceja Nacional foi realizado em 5 de agosto. Foram recebidas 1.695.607 inscrições, sendo que 789.484 participantes compareceram ao exame. A etapa aplicada no Brasil teve, ainda, uma edição para privados de liberdade, a qual foi em 18 e 19 de setembro e contou com mais de 80 mil inscritos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como é o Encceja Exterior

Brasileiros que moram no exterior também puderam participar do Encceja 2018. As provas foram aplicadas em 16 de setembro na Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo). 

Os privados de liberdade de origem brasileira e que estão na Guiana Francesa (Caiena), Japão (Tóquio) e Turquia (Istambul) participaram do Encceja 2018 de 17 a 28 de setembro.

Como foi o Encceja?

O ensino médio teve provas de Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, além da Redação. 

Já o ensino médio contou com provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e uma Redação. 

Mais informações no Edital ou no site do Inep

PUBLICIDADE