Mais de 1,6 milhão de estudantes devem participar neste domingo, dia 5 de agosto, das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. A edição deste ano bateu o recorde de inscritos.
Consulte os locais de provas
O Encceja é destinado aos estudantes que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para a certificação do ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos até o dia da prova e para o ensino médio, 18 anos.
Do total de participantes, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio. Atualmente, o Encceja é a única prova que permite aos estudantes, que preenchem os requisitos necessários, obter tais certificações.
Provas
As provas do Encceja 2018 serão aplicadas das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, no horário de Brasília. É necessário chegar com antecedência aos locais de provas, pois os portões serão fechados 15 minutos antes do início das avaliações.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os inscritos terão que levar para as provas um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). Em cada nível de ensino são quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha em cada uma, e uma redação.
Ensino Fundamental
Manhã: Ciências Naturais; Matemática
Tarde: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física; História e Geografia
Ensino Médio
Manhã: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias
Tarde: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação
Pontuação necessária
O resultado do Encceja Nacional 2018 está previsto para o último trimestre deste ano. Os participantes terão que tirar o mínimo de 100 pontos em cada disciplina objetiva para a certificação. Na redação, a nota mínima exigida é de 5 pontos.
As certificações dos ensinos fundamental e médio e a declaração de proficiência para quem não alcançou a pontuação mínima em todas as provas serão feitas por Secretarias de Educação e instituições conveniadas ao Encceja.
Mais informações no Edital do Encceja.