Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2018: gabaritos já podem ser consultados

Aprovação no exame garante certificação do ensino fundamental ou médio. Resultado deve sair em outubro.

Em 17/08/2018 16h33 , atualizado em 17/08/2018 17h15
Crédito da Imagem: INEP

PUBLICIDADE

Foram liberados nesta sexta-feira, 17 de agosto, os gabaritos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. As provas foram aplicadas no dia 5 de agosto, para quem tentava certificação do ensino fundamental ou médio.

Baixe aqui os gabaritos do Encceja 2018 (edição regular)

Entenda o Encceja

Mais de 1,6 milhão de estudantes se inscreveram para a edição regular do Encceja 2018 batendo recorde no número de inscritos. No entanto, mais da metade não compareceu às provas. Entre os 1.695.607 de inscritos, 906.123 faltaram, uma abstenção de 53,40%.

O participante que não compareceu só poderá fazer o Encceja 2019 se justificar a ausência. Serão aceitos como justificativa atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência. A justificativa deverá ser feita no ato de inscrição do Encceja 2019. Quem não justificar deverá pagar uma taxa, cujo valor será divulgado no próximo ano.

Provas

Os participantes do Encceja 2018 fizeram as provas em dois turnos. Eles tiveram que responder quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha em cada uma, e elaborar uma redação (ensino médio)

Ensino Fundamental
Manhã: Ciências Naturais; Matemática
Tarde: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física; História e Geografia; Redação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ensino Médio
Manhã: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias
Tarde: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação

Para ensino médio, o tema da redação foi "Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira". A prova do ensino médio pediu um texto sobre "Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador".

Resultado

O resultado do Encceja Nacional 2018 deve ser divulgado em outubro. Os participantes terão que tirar o mínimo de 100 pontos em cada disciplina objetiva para a certificação. Na redação, a nota mínima exigida é de 5 pontos.

As certificações dos ensinos fundamental e médio e a declaração de proficiência para quem não alcançou a pontuação mínima em todas as provas serão feitas por Secretarias de Educação e instituições conveniadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Encceja é destinado aos estudantes que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para a certificação do ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos até o dia da prova e, para o ensino médio, 18 anos. 

Veja outros detalhes Edital do Encceja ou na página do participante.

PUBLICIDADE