Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Conheça a Iara, Inteligência Artificial do Brasil Escola

A Iara corrige redações no padrão do Enem e tira dúvidas sobre diferentes disciplinas de forma rápida e gratuita no site do Brasil Escola.

Em 22/05/2023 06h00 , atualizado em 22/05/2023 07h35
A Iara é uma personagem animada de um indígena, fundo verde, ao redor dela uma luz amarela
Avatar da Iara, Inteligência Artificial do Brasil Escola. Crédito da Imagem: Paulo José

PUBLICIDADE

A Iara, Inteligência Artificial Redatora Automatizada, é o sistema de Inteligência Artificial (IA) do Brasil Escola. Ela é capaz de corrigir redações e responder a diferentes tipos de perguntas de forma rápida e, melhor, totalmente gratuita. 

O acesso a ela é feito diretamente no site do Brasil Escola. Os usuários podem utilizar o sistema pela página do Tire Dúvidas ou por meio do Banco de Redações.

A Iara foi desenvolvida por meio de um modelo de linguagem natural baseado em redes neurais, o GPT 3.5. Essa tecnologia faz parte do campo da Inteligência Artificial e é capaz de gerar textos coerentes, como se fossem escritos por seres humanos. 

Correção de redações

A correção de redações pela Iara é feita de forma automática e conforme o padrão de correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), isto é, ela apresenta aos estudantes a correção do texto seguindo as cinco competências avaliadas pelo exame.

O envio de redações para que a Iara faça a correção será feito no Banco de Redações do Brasil Escola. Nessa página, os usuários já possuem a possibilidade de enviar seus textos para serem corrigidos por um profissional especializado da nossa equipe.

A vantagem da correção pela Iara é ter a devolutiva com a nota em menos de um minuto! Com isso, os estudantes terão a oportunidade de ter um acesso rápido à correção e otimizar o processo dos estudos. 

Veja abaixo um exemplo de redação sobre o impacto dos jogos eletrônicos na vida das crianças enviada pelo Banco de Redações e corrigida pela Iara em seguida:

Página de envio de redação no Banco de Redações do Brasil Escola Vestibular
Página mostra campo em que estudante redige redação para enviar via Banco de Redações do Brasil Escola.

Confira abaixo a página onde o usuário pode enviar, clicando no botão de cor laranja, sua redação para a correção pela equipe do Brasil Escola e o local para solicitação de correção pela Iara, no botão de cor verde.

Página de escolha da forma de envio da redação no Brasil Escola
Página do Banco de Redações do Brasil Escola mostra opções de envio do texto para a correção. 

A Iara irá apresentar a correção da redação enviada em menos de um minuto:

Correção de redação feita pela Iara, a Inteligência Artificial do Brasil Escola
Correção da redação pela Iara.

Como funciona o Banco de Redações do Brasil Escola?

O Banco de Redações do Brasil Escola abre ao longo do mês três prazos para envio de redações. Cada prazo possui um limite de 40 redações para cada tipo de correção (equipe e Iara). 

Lembrando que cada estudante poderá enviar apenas uma redação por mês e, caso o limite de redações da equipe seja atingido, não será possível enviar para a Iara. 

Na área do estudante, no site do Brasil Escola Vestibular, é possível acessar o status de correção da redação enviada pelo Banco de Redações, além dos resultados dos simulados feitos no site.

Quando o estudante enviar a redação para correção da Iara, será possível encaminhar esse mesmo texto aos professores para realizarem uma outra avaliação da redação. Esse processo também pode ser feito quando o usuário enviar primeiramente para a equipe e desejar a correção pela Iara do mesmo texto. 

A equipe do Brasil Escola disponibiliza a correção de cada redação, geralmente, no primeiro dia útil do mês seguinte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
 

Tire dúvidas 

O Tire Dúvidas do Brasil Escola é um espaço virtual em que os usuários podem encaminhar suas dúvidas de acordo com o conteúdo da disciplina. Essas perguntas podem ser respondidas por qualquer usuário.

Agora será possível enviar a pergunta para que a Iara possa responder. A resposta da Iara estará disponível publicamente tal como acontece com as respostas dos outros usuários. A Iara gera uma resposta a diferentes tipos de questões. 

Vale ressaltar que, assim que o usuário fizer sua pergunta no campo do Tire Dúvidas, será emitido um aviso de responsabilidade sobre a Iara. Por se tratar de um sistema ainda em versão de testes, a tecnologia pode apresentar respostas imprecisas.

Página mostra aviso de responsabilidade sobre a Iara, Inteligência Artificial do Brasil Escola
Aviso de responsabilidade emitido assim que o usuário fizer sua pergunta. 

Confira abaixo a resposta da Iara quando foi solicitado a ela um resumo sobre a Primeira Guerra Mundial em 500 caracteres:

Resposta da Iara, Inteligência Artificial do Brasil Escola
Exemplo de resposta da Iara, Inteligência Artificial do Brasil Escola. 

Por que Iara?

A Iara é uma personagem conhecida do folclore brasileiro. Seu nome remete a uma lenda folclórica indígena. 

O nome Iara é de origem tupi e é junção de duas palavras: ig, que quer dizer “água”, e iara, que significa “senhor(a)”. Dessa forma, Iara é a senhora das águas.

Com isso, nomear a Inteligência Artificial do Brasil Escola por Iara reforça os sentidos de brasilidade e da cultura popular do país. 

Inteligência Artificial e educação

O professor Dr. Paulo Boa Sorte da Universidade Federal de Sergipe (UFS) coordena um grupo de pesquisas que estuda sobre o GPT.

Em sua perspectiva, essa tecnologia de IA "nos faz repensar conceitos como criatividade, propriedade intelectual e autoria". A partir disso, o educador levanta a discussão da atenção ao plágio, direitos autorais e acesso a bens culturais com o uso de ferramentas de IA como o GPT que é capaz de gerar textos.

Portanto, para Paulo um dos grandes desafios da IA na educação é justamente a questão ética, que envolve o plágio e a disseminação de fake news.

 

Por Lucas Afonso 
Jornalista

PUBLICIDADE