Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

ChatGPT na educação: especialista comenta sobre a inteligência artificial no campo educacional

Conheça mais sobre o ChatGPT e entenda quais são os impactos da Inteligência Artificial na educação, suas vantagens e desvantagens

Em 28/04/2023 09h52 , atualizado em 28/04/2023 12h37
Tablet com a combinação de letras formando a palavra ChatGPT, ao lado materiais escolares
O ChatGPT é uma ferramenta de Inteligência Artificial capaz de gerar conteúdo e resolver diversas tarefas. [1] Crédito da Imagem: Real_life_photo / Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

ChatGPT. Esse é o nome do avanço tecnológico no campo da Inteligência Artificial (IA) que tem ganhado espaço na mídia e nos debates sociais nos últimos meses.

O ChatGPT consiste em um chatbot, um algoritmo pré-treinado que é capaz de a partir de uma base de dados, interpretar, sumarizar e gerar novos conteúdos, explica Idelfranio Moreira, gerente de Ensino e Inovações Educacionais da Plataforma de Educação SAS.

O diferencial da tecnologia é que é possível extrair informações dela a partir de uma linguagem natural, como em uma conversa entre seres humanos. O ChatGPT pode fazer diversas tarefas, tais como:

  • Redigir textos personalizados;

  • Desenvolver linhas de códigos de programação;

  • Conversação natural com os usuários;

  • Resposta a diferentes tipos de perguntas e curiosidades;

  • Tradução de textos de idiomas diferentes;

  • Conselhos e dicas diversas;

  • Organização da viagens, trabalho e planejamentos no geral.

Uma das grandes questões que surgem com a popularização do ChatGPT é: quais são os impactos da tecnologia na educação? Para explicar aspectos da ferramenta no campo educacional, o Brasil Escola conversou com o Idelfranio Moreira.

Leia também: O que é GPT-3, os avanços e desafios da tecnologia na educação

ChatGPT na educação: impactos

"O ChatGPT não conseguirá substituir o professor", destaca Idelfranio. Ele explica que por se tratar de um algoritmo, baseado em um conjunto de instruções, passos para realizar determinadas tarefas, o ChatGPT não é capaz de realizar outras atividades desempenhadas pelos educadores como desenvolver criatividade, aprendizagem socioemocional, mediar conflitos, entre outras.

O ChatGPT é um modelo de Inteligência Artificial (IA).
Crédito: Shutterstock.

O debate envolve o desenvolvimento da cultura digital. Nessa discussão está a necessidade do mercado de trabalho frente às novas tecnologias, da realidade das profissões no século XX e a relação desses avanços com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Com isso, Idelfranio compreende que é necessário que as escolas ensinem aos estudantes como utilizar o ChatGPT de forma adequada, com ética. Nesse movimento, é importante estabelecer um olhar crítico e analítico diante dessa realidade. 

"Os professores têm aí uma oportunidade de desenvolver nos alunos a capacidade de encontrar soluções a partir de perguntas investigativas que estimulem o senso crítico", afirma.

De acordo com Idelfranio, as alternativas tomadas pelas escolas tem sido variadas, enquanto umas proibem o uso da ferramenta, outras tem realizado treinamento para seus professores sobre o ChatGPT. 

"Atualmente, estamos em um momento de transição e de impasse, dadas as incertezas e o desconhecimento naturais de toda inovação, ainda mais, tão disruptiva quanto esta".

Idelfranio Moreira

O educador pontua também o debate sobre a manipulação dos dados a partir de plataformas de IA, além do ChatGPT. A discussão envolve questões sobre direitos autorais dos conteúdos, bem como a desinformação e a disseminação de fake news.

Confira: Dia da Educação - Conheça o modelo Educação 4.0

ChatGPT na educação: ensino e aprendizagem

O professor Idelfranio defente a utilização do ChatGPT a partir da perspectiva da aprendizagem ativa. Nesse modelo, os estudantes se tornam protagonistas da construção de seu conhecimento.

Com a ferramenta, os alunos terão uma oportunidade de realizar atividades com maior exigência cognitiva, como "melhorar soluções e criar respostas para problemas complexos", já que a ferramenta se baseia em uma conversação com linguagem natural. 

"Ter as IA como ferramentas para a utilização das metodologias ativas pode ser muito efetivo no planejamento de práticas pedagógicas relevantes e eficientes. Finalmente, isto está muito em linha com o mundo desafiador que temos hoje onde novas profissões têm surgido muito rapidamente, enquanto outras, mais clássicas, têm sido impactadas pelas novas tecnologias."

Leia: A gamificação no processo de aprendizagem 

ChatGPT na educação: vantagens e desvantagens

Como toda ferramenta, o ChatGPT tem suas vantagens e desvantagens, pontua Idelfranio Moreira. 

Vantagens do ChatGPT na educação

  • Contribui na resolução de problemas, estimulando os alunos a pensarem de forma crítica e criativa;

  • Suporte aos professores, auxiliando nas tarefas do dia a dia, como geração de questionários e listas de perguntas.

Essas questões podem ajudar os educadores na economia de tempo, direcionando a carga de trabalho para a construção de um ensino de qualidade, analisando os dados gerados a partir da realização de tarefas, exemplifica.

Idelfranio Moreira, homem branco que está sorrindo
Idelfranio Moreira, Gerente de Ensino e Inovações Educacionais na Plataforma de Educação SAS e professor de Física. 
Crédito: Divulgação. 

É importante destacar que o ChatGPT apesar de fornecer respostas e feedbacks a diversos questionamentos, falta a ele um elemento essencial para a consolidação da educação. 

"Um chatbot não pode substituir os benefícios de ter um professor que possa fornecer apoio e orientação para a aprendizagem socioemocional dos alunos. O ChatGPT foi projetado para fornecer respostas com base em algoritmos pré-programados e, por mais que ele possa responder a perguntas, não pode fornecer o mesmo nível de criatividade ou assertividade que um professor humano pode oferecer. Falta-lhe flexibilidade cognitiva!". 

Uma desvantagem do ChatGPT na educação está relacionado à questão da dependência que alguns estudantes possuem na tecnologia. Nesses casos, os alunos "podem perder a capacidade de pensar criticamente ou resolver problemas por conta própria, utilizando a plataforma para a realização de suas atividades.", explica Idelfranio. 

O educador alerta para a importância da participação dos professores na orientação do uso ético da ferramenta.

É preciso levar em consideração aspectos como a privacidade dos dados, já que o ChatGPT pode coletar dados das interações com os alunos e eles podem ser utilizados de forma inadequada. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ChatGPT na educação: desafios

Um motivo de preocupação mencionado por Idelfranio quanto ao ChatGPT é que os criadores da tecnologia não divulgaram os parâmetros da ferramenta. Isso ocorre por conta dos vieses que possam ser dados no código da programação de seus algoritmos, explica.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentou um framework de trabalho com as IA centradas no ser humano com o objetivo de reforçar que as plataformas não sejam utilizadas para a discriminação ou desinformação. 

"Em nosso país, onde há grande esforço para uma cultura de valorização do estudo e do aprendizado, onde há grandes questões éticas sempre em pauta, direcionar uma ferramenta desse tipo para utilizações que favoreçam o aprendizado e não como escape à realização das tarefas, é um grande desafio."

 

Crédito da imagem:

[1] Real_life_photo | Shutterstock

 

Por Lucas Afonso
Jornalista

PUBLICIDADE