O Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as próximas edições do Enem não farão mudanças para se adaptar ao Novo Ensino Médio. A fala foi nesta terça-feira, dia 19 de setembro, durante o Congresso Internacional de Jornalismo de Educação.
Leia mais sobre o Novo Ensino Médio
O Ministro também disse que as discussões sobre mudanças no Enem devem acontecer nos debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento será responsável por estabelecer as diretrizes da educação brasileira para a década 2024-2034.
Mas, as transformações, que estão por vir, não devem acompanhar o rumo que o Novo Ensino Médio tem seguido. Inclusive, Camilo Santana não só disse que o Enem não mudará, como também falou sobre mudanças significativas que devem ser realizadas no Novo Ensino Médio. Estão sendo debatidas alterações nas cargas horárias, o incentivo ao ensino técnico, entre outras alterações.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mudanças no Novo Ensino Médio
Dentre as propostas em debate, há a bolsa poupança, que é um valor guardado durante os anos de estudo dos alunos para incentivar à conquista do diploma de Ensino Médio. Essa é uma ideia que pretende combater a evasão escolar.
Outras mudanças versam sobre alterações nas cargas horárias dos alunos, tanto relacionado à quantidade de horas, quanto à distribuição das aulas. Também estão sendo pensadas estratégias para facilitar o ensino técnico no país.
Por Tiago Vechi
Jornalista