Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Enem 2024 não se adaptará ao Novo Ensino Médio

Havia expectativas em torno de uma adaptação do Enem em relação ao Novo Ensino Médio. Mas, o Ministro, Camilo Santana, disse que não haverá mudanças

Em 19/09/2023 12h30 , atualizado em 11/10/2023 12h57
Ministro Camilo Santana fala ao microfone
O Novo Ensino Médio está sendo posto em debate com muitas propostas de mudança Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as próximas edições do Enem não farão mudanças para se adaptar ao Novo Ensino Médio. A fala foi nesta terça-feira, dia 19 de setembro, durante o Congresso Internacional de Jornalismo de Educação.

Leia mais sobre o Novo Ensino Médio

O Ministro também disse que as discussões sobre mudanças no Enem devem acontecer nos debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento será responsável por estabelecer as diretrizes da educação brasileira para a década 2024-2034.

Mas, as transformações, que estão por vir, não devem acompanhar o rumo que o Novo Ensino Médio tem seguido. Inclusive, Camilo Santana não só disse que o Enem não mudará, como também falou sobre mudanças significativas que devem ser realizadas no Novo Ensino Médio. Estão sendo debatidas alterações nas cargas horárias, o incentivo ao ensino técnico, entre outras alterações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mudanças no Novo Ensino Médio

Dentre as propostas em debate, há a bolsa poupança, que é um valor guardado durante os anos de estudo dos alunos para incentivar à conquista do diploma de Ensino Médio. Essa é uma ideia que pretende combater a evasão escolar.

Outras mudanças versam sobre alterações nas cargas horárias dos alunos, tanto relacionado à quantidade de horas, quanto à distribuição das aulas. Também estão sendo pensadas estratégias para facilitar o ensino técnico no país.

Por Tiago Vechi
Jornalista