Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa

Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.

Em 23/04/2024 13h55 , atualizado em 23/04/2024 16h45
foto de um livro aberto com livros do lado e ao fundo. Na imagem, está escrito: Dia Mundial do Livro: quais autores são homenageados?
Três autores são homenageados no Dia Mundial do Livro
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Hoje, 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro. A data homenageia três autores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Garcilaso de la Vega, que morreram neste mesmo dia no ano de 1616.

Além de ser responsável pela homenagem aos escritores, o Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. 

Especialistas em educação e professores defendem que o Dia Mundial do Livro é uma data importante para refletir que a sociedade leitora é formada na infancia. Profissionais também enfatizam que é necessário estimular a leitura desde cedo.

Quais autores são homenageados no Dia Mundial do Livro?

O Dia Mundial do Livro homenageia os seguintes escritores, que morreram neste mesmo dia em 1616:

  1. William Shakespeare: Inglaterra

  2. Miguel de Cervantes: Espanha

  3. Garcilaso de la Vega: Peru

Confira abaixo os detalhes sobre cada escritor e suas principais obras:

William Shakespeare

 

A obra Retrato de Chandos, de John Taylor (1585-1651),
retrata o dramaturgo William Shakespeare

William Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês do teatro elisabetano. Autor de poemas narrativos, sonetos, tragicomédias, comédias e tragédias, como “Hamlet”.

O autor nasceu em 23 de abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. Shakespeare, considerado um dos maiores escritores da história, deixou um legado impressionante. 

Segundo este artigo, as obras de William Shakespeare são divididas nestas quatro fases:

-1ª fase: caráter humanista e textos pertencentes ao gênero épico e lírico;

-2ª fase: peças históricas e comédias leves;

-3ª fase: famosas tragédias do autor;

-4ª fase: tragicomédias com temas amenos

Confira abaixo as principais obras de Shakespeare:

  • Romeu e Julieta

  • Sonho de uma noite de verão

  • A megera domada

  • Hamlet

  • Otelo

Saiba também:

História de William Shakespeare

Qual é a importância de Shakespeare?

Miguel de Cervantes

 

Miguel de Cervantes é autor do clássico livro "Dom Quixote"

Miguel de Cervantes nasceu na provável data de 29 de setembro, em 1547, no município espanhol de Alcalá de Henares. O soneto A la muerte de la reina doña Isabel de Valois, publicado em 1569, supostamente, foi sua primeira obra poética. No entanto o sucesso só veio em 1605, quando o escritor publicou El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha.

Garcilaso de la Vega

 

Garcicalaso de la Vega nasceu no Peru

Nasceu em Cusco, Peru, em 12 de abril de 1539. Seu pai era espanhol e sua mãe era prima-irmã de Atahualpa, o último imperador inca. Em 1605, Inca Garcilaso de la Vega publicou, em Portugal, sua primeira obra: La Florida del inca. Historia del adelantado Hernando de Soto, gobernador y capitán general del reino de la Florida, y de otros heroicos caballeros españoles e indios. No entanto, sua obra mais conhecida é Historia general del Perú.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

460 anos de Shakespeare

Hoje também se comemoram os 460 anos do nascimento de William Shakespeare, considerado um dos mais importantes escritores que já existiram. 

Dada sua relevância na história mundial e por ser um poeta clássico, a SOMOS Educação, de São Paulo, promove seis adaptações literárias das coleções Reencontro Literatura e Reencontro Infantil, da Editora Scipione. O objetivo do projeto é ajudar educadores e famílias a apresentarem a tão renomada obra de Shakespeare a crianças e adolescentes.

Laura Vecchioli do Prado, coordenadora do editorial de literatura da SOMOS Educação, acredita que a leitura da obra de Shakespeare precisa ser estimulada, inclusive, em leitores iniciantes, o que costuma ser um desafio, tendo em vista a densidade dos textos.

“Quando elaboradas com rigor e qualidade, as adaptações de obras clássicas, como os livros de Shakespeare, exercem um papel fundamental na formação de novos leitores. Esse recurso estabelece uma maior conexão de crianças e jovens com os clássicos, permitindo que eles compreendam a relação entre o passado e o presente de forma contextualizada”

Laura Vecchioli do Prado

Vídeoaula sobre Shakespeare

Créditos das imagens:

[1] Companhia das Letras (reprodução)

Por Silvia Tancredi
Jornalista