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Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo

Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura

Em 18/04/2024 00h01 , atualizado em 18/04/2024 17h04
Criança com vários livros. Na imagem está escrito: Dia Nacional do Livro Infantil
Crianças devem ser incentivadas a ler desde cedo
Ouça o texto abaixo!

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"Os livros infantis e o incentivo à leitura proporcionam muitos impactos positivos às crianças", defende professora dos anos iniciais da educação infantil. A afirmação é ainda mais enfatizada hoje, 18 de abril, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em 2022 e tem como objetivo homenagear, valorizar e celebrar a Literatura Infantil brasileira e seus mais diversos autores. 

Por que o Dia Nacional do Livro Infantil é em 18 de abril?

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”.

Sendo assim, a data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro, o pai da literatura infantil brasileira.

Monteiro Lobato foi um escritor brasileiro pré-modernista. Conforme este artigo, suas obras para adultos são marcadas pela crítica política. Porém, ele é mais conhecido por seus livros infantis.

O autor, que faleceu em 4 de julho de 1948, na cidade de São Paulo, faz parte do pré-modernismo e escreveu obras marcadas pelo realismo social, nacionalismo e crítica sociopolítica. Já seus livros infantis da série Sítio do Picapau Amarelo possuem traços da literatura fantástica, além de apresentarem elementos folclóricos, históricos e científicos.

Leia mais sobre o autor Monteiro Lobato

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Importância da leitura 

Flavia Cristina Galvani, professora do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Unidade Taquaral do Colégio Oficina do Estudante revela que a leitura é indispensável em todas as faixas etárias. Segundo ela, as pessoas leem muito antes de aprender o que é um sistema de escrita. 

Segundo a profissional analisa, ler para um bebê, por exemplo, pode trazer incontáveis benefícios, tais como: reconhecimento de sons, palavras e padrões de linguagem, o que é fundamental para o desenvolvimento da fala.

"A leitura amplia e proporciona uma série de interações e experiências sensoriais que contribuem para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças”

Flavia Cristina Galvani

Importância dos livros infantis 

Para a professora, os livros infantis e o incentivo à leitura proporcionam muitos impactos positivos às crianças, e esses impactos geram segurança, um fator primordial para que as crianças façam suas tentativas.

Veja abaixo alguns motivos para as crianças lerem livros infantis:

  • Possibilita trabalhar a imaginação;

  • Cria laços com a história e os personagens que aparecem no livro;

  • Desenvolve habilidades visuais, auditivas, táteis e motoras;

  • Trabalha pontos como saber ouvir, ver e manusear um livro;

  • Proporciona confiança e segurança.

Professora Flavia Galvani com seus alunos/ Crédito: divulgação Oficina do Estudante

Leitura em sala de aula

Flavia comenta que, ao passar uma página, a criança já trabalha um movimento importantíssimo que será fundamental para que pegue corretamente no lápis.

"Com a leitura, há ampliação de repertório, há construção da interpretação de narrativas, há contato com rimas, as parlendas, desenvolvimento de mundo, percepção de diferentes imagens"

Flavia Cristina Galvani

A profissional lembra que, quando realiza leitura em sala de aula, as crianças desenvolvem habilidades como esperar a vez para falar, postura e atenção, por exemplo.   

"Essas são habilidades que, gradualmente, conseguimos observar sendo construídas e tudo isso ajuda no desenvolvimento global das crianças”, revela Flávia.

Segundo a professora, no momento da leitura em sala de aula, são desenvolvidos vínculos afetivos com as crianças, tais como: contato físico e visual, a suavidade da voz, a preparação do ambiente, a escolha da história e como são as imagens.

Crédito da imagem:

[2] Divulgação Oficina do Estudante 

Por Silvia Tancredi
Jornalista

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