Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia dos animais: conheça o dia a dia de um Zoológico

Aproveite o Dia Nacional dos Animais para ver as fotos e como funciona o Zoológico de Curitiba.

Em 14/03/2024 06h30 , atualizado em 14/03/2024 06h30
Uma onça lambendo um picolé embaixo do texto "Dia dos Animais"
A onça-pintada é um felino nativo do Brasil Crédito da Imagem: Hully Paiva / SMCS. Divulgação Zoológico de Curitiba
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia Nacional dos Animais é um convite a reflexão sobre os direitos dos bichos. Tanto daqueles que vivem em nossas casas, como daqueles que habitam as florestas ou moram em Zoológicos. 

São muitos cuidados necessários para se garantir a vida e o bem-estar dos animais. Por isso, profissionais dedicados estudam anos e se preparam para poder cuidar de animais magníficos como onças e hipopótamos.

Muitos jovens e crianças sonham em trabalhar dentro de Zoológicos. Então, hoje, Dia Nacional dos Animais, vamos descobrir mais sobre este universo.

Babuíno do Zoológico de Curitiba. Foto / Hully Paiva-SMCS

Para isso, fomos conversar com a médica veterinária do Zoológico de Curitiba, Ana Sílvia, ela é a Chefe da Divisão de Zoológico do local. Veja as informações e fotos que conseguimos!

Ana Sílvia- Chefe da Divisão de Zoológico. Foto/Divulgação

Quem trabalha em um Zoológico?

Primeiro, buscamos entender quais profissionais trabalham em um Zoológico e como é a rotina deles. Segundo Ana, as graduações que oferecem mais oportunidades de trabalho em um Zoológico são: 

  • Medicina veterinária

  • Biologia

  • Zootecnia 

Os médicos veterinários são encarregados da parte clínica, desde cirurgias e prevenção de doenças até nutrição e necropsia (investigar a causa da morte). Além dos cuidados com a ambientação dos animais.

Já os profissionais de Zootecnia também se dedicam a nutrição dos bichos, mas também trabalham com manejo, seleção genética, produção de alimentos vegetais, projetos de recintos, biotério e, até mesmo, gestão administrativa. 

Antenor Andrade, em seu artigo "O bioterismo: evolução e importância", define biotério como:

uma instalação dotada de características próprias, que atende às exigências dos animais onde são criados ou mantidos, proporcionando-lhes bem-estar e saúde para que possam se desenvolver e reproduzir, bem como para responder satisfatoriamente aos testes neles realizados.

Os biólogos também fazem o manejo dos animais e trabalham com biotérios. Além disso, fazem o controle de acervo, a transferência de animais entre instituições, pesquisas, educação ambiental e produzem os relatórios utilizados pelos órgãos de fiscalização.

Os tratadores também são profissionais essenciais para o funcionamento do Zoológico. São eles que fazem a limpeza, fornecem a comida para os animais e realizam as vistorias.

Veja, como exemplo de cuidado, uma leoa tomando picolé para se refrescar:

Leoa tomando picolé. Hully Paiva / SMCS
Leoa tomando picolé. Hully Paiva / SMCS

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Animais mais visitados no Zoológico 

Procuramos saber quais são os animais mais procurados pelas pessoas que visitam o Zoológico de Curitiba. A veterinária nos disse que, historicamente, animais de maior porte e fauna exótica como leões, hipopótamos e chimpanzés são os “queridinhos” dos visitantes.

Chimpanzé do Zoológico de Curitiba. Hully Paiva / SMCS

Além destes, grandes felinos nativos também atraem muita atenção. Como onças-pintadas e pumas. Os papagaios e araras são outra atração muito procurada, por conta de sua beleza.

Onça-pintada do Zoológico de Curitiba. Hully Paiva / SMCS

Cuidados com os animais

Questionamos quais animais exigem cuidados especiais dentro do Zoológico de Curitiba, a médica veterinária informou que os filhotes criados artificialmente, abandonados ou entregue pelos órgãos ambientais integram este grupo.

Mas, é um trabalho recompensador, veja, por exemplo, as fotos de um filhote de muriqui que nasceu já no Zoológico de Curitiba: 

Muriqui filhote e sua mãe. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Outro grupo de animais que exigem cuidados diferenciados são os idosos e os recém-chegados no Zoo. Também é necessário prestar atenção nos bichos sujeitos a miíases e verminoses. Miíases são infecções de pele causadas pela deposição de larvas.

Dia a dia no Zoológico 

Perguntamos quais são os cuidados diários para garantir o bem-estar dos animais no Zoológico. Ana nos conta que eles fornecem uma alimentação balanceada, acompanhamento médico, controle sanitário e recintos bem ambientados.

Urso de óculos do Zoológico de Curitiba. Foto: Hully Paiva/SMCS

Além disso, são feitos trabalhos de enriquecimento e condicionamento. Nos recintos, são garantidos os pontos de fuga e o comportamento natural das espécies.

Veja, por exemplo, o corte do dente de um hipopótamo. Este é um procedimento necessário, pois, seus dentes não param de crescer e podem machucá-lo. 

Corte do dente do hipopótamo Dino. Foto/ Divulgação Zoo Curitiba

O processo de serra demorou seis meses. O animal teve que ser treinado para abrir a boca voluntariamente

Protegendo animais da extinção

Quisemos saber quais são os cuidados oferecidos aos animais em risco de extinção.

Ana nos contou que há programas de reprodução e manutenção específicos para espécies em risco de extinção. Também há oficinas e palestras que informam as melhores formas e a função dos Zoológicos no trabalho com essas espécies. 

Além disso, são feitas parcerias com instituições que realizam trabalho na natureza (in situ) e programas de reintrodução e reforço populacional.

Por Tiago Vechi

Jornalista

PUBLICIDADE