Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aniversário de Vitória: capital do Espírito Santo completa 472 anos

A cidade de Vitória é famosa pelas suas belezas naturais, pela sua gastronomia e por ser uma das cidades mais antigas do Brasil

Em 08/09/2023 00h01 , atualizado em 29/11/2023 10h35
Imagem em perspectiva da cidade de Vitória
A cidade de Vitória é considerada a 10ª mais antiga do país Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A cidade de Vitória completa 472 anos neste dia 8 de setembro. São mais de quatro séculos de história com muitos momentos importantes para a construção do Brasil.

Para compreender melhor o significado deste aniversário de Vitória, fomos conversar com a professora Maria do Carmo Policante de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira. Veja o que descobrimos:

Origem do Aniversário de Vitória

De acordo com a professora, Maria do Carmo, Vitória foi a segunda vila a ser fundada pelo donatário da região, Vasco Fernandes Coutinho. A conquista do local se deu por uma disputa com os povos indígenas que viviam na região.

A escolha do território para estabelecimento do novo agrupamento se deu por conta das suas características geográficas. Por Vitória ser uma ilha, a cidade fornece mais proteção para o atracamento de embarcações e contra invasões terrestres.

O primeiro nome da região foi Guananira, nome indígena que significa Ilha do Mel, posteriormente foi chamada de Vila Nova pelos portugueses. Mas, após uma grande batalha contra os povos nativos, em 1551, a cidade foi nomeada de Vila Nossa Senhora da Vitória.

Aniversário de Vitória: como é comemorado?

O Aniversário da cidade de Vitória é comemorado com muita festa pelos habitantes da cidade. São realizadas apresentações artísticas, shows com artistas capixabas, oficinas teatrais, mostras de trabalhos, eventos esportivos, danças, contação de histórias e até festival gastronômico, segundo a professora.

Inclusive, um grande bolo é cortado ao som de Parabéns no cartão postal da cidade, o Parque Moscoso. Mas, a vasta programação acontece em diversos pontos da metrópole.

Identidade e natureza de Vitória

A cidade de Vitória tem como principal bioma a Mata Atlântica o que, segundo a professora, fornece uma série de benefícios para a população vitoriense. Dentre estas vantagens estão a regulação do clima, a purificação do ar e da água, a polinização de culturas agrícolas e oportunidades de pesquisa. 

A beleza natural e a biodiversidade da região também atraem muitos turistas de outros lugares do Brasil. Inclusive, isso ocorre por conta da Mata Atlântica ser um bioma com sérios índices de desmatamento, mas haver áreas de preservação próximas à Vitória.

A identidade do povo vitoriense foi construída de uma forma próxima a de outras grandes cidades brasileiras, as influências dos portugueses, dos indígenas e dos africanos se fazem muito presente. De acordo com a educadora, Maria do Carmo, a miscigenação é uma das características da cultura de Vitória.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que estudar sobre Vitória para vestibulares?

A cidade de Vitória se localiza no sudeste e faz fronteira com a Bahia, com Minas Gerais e com o Rio de Janeiro. É uma cidade que foi fundada nos primórdios da colonização brasileira e possui mais de 400 anos de história.

Ou seja, é uma região com um passado muito rico e localizada em um local estratégico do litoral brasileiro. Há muito para se saber sobre a relação da época da colonização e a ocupação de espaços, como a cidade de Vitória, pelos portugueses.

De acordo com a professora, as práticas tradicionais de Vitória, os pontos turísticos, a alimentação típica (como a moqueca capixaba) e a vulnerabilidade do município são pontos que podem ser exigidos em eventuais questões sobre a cidade em vestibulares. 

Por Tiago Vechi

Jornalista