Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aniversário de João Pessoa: o que saber sobre a cidade?

A capital da Paraíba é a 3ª cidade mais antiga do Brasil. Conheça a sua história.

Em 05/08/2023 00h10 , atualizado em 07/08/2023 13h21
Vista aérea da cidade de João Pessoa
Hoje (5) João Pessoa completa 438 anos. Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

João Pessoa, ou Jampa (para os íntimos), foi fundada no dia 5 de agosto de 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Hoje (5), ela completa 438 anos de história como principal centro urbano e capital do Estado da Paraíba.

Para comemorar e conhecer mais a história de João Pessoa conversamos com o historiador Sérgio Augusto, professor no colégio e curso ISO.

Veja o que saber sobre a cidade e se preparar para eventuais questões sobre ela no Enem

Surgimento de João Pessoa

O surgimento de João Pessoa remonta à Tragédia de Tracunhaém, ocorrida em 1574. Na ocasião, indígenas do povo Potiguara destruíram o Engenho de Tracunhaém, na região de Itamaracá, conta Sérgio Augusto. 

Relatos históricos registram um exército de 2 mil nativos que deixaram 614 colonos mortos. A ação teria sido uma retaliação em resposta ao sequestro de uma das filhas do Cacique Iniguassu, do povo Potiguara.

Em seguida, segundo Sérgio Augusto, a Coroa Portuguesa reagiu ao ataque, criou a capitania real da Paraíba e iniciou as campanhas de conquista do território. Com o avanço da empreitada, João Tavares, representante português, veio de Olinda e firmou uma aliança com Pirajibe, Cacique dos Tabajaras, tribo rival dos potiguaras.

Desse acordo de paz, no dia 5 de agosto de 1585, nasce a cidade de Nossa Senhora das Neves. Cidade esta, que mais tarde, se tornou João Pessoa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros nomes de João Pessoa

O primeiro nome de João Pessoa foi Nossa Senhora das Neves. Mas, outros nomes vieram entre o primeiro e o atual.

De acordo com Sérgio, o segundo nome da cidade foi uma homenagem ao então rei da Espanha, por conta da União Ibérica (que uniu as coroas portuguesa e espanhola). Por isso a cidade chamou-se Filipéia de Nossa Senhora das Neves.

Posteriormente, com a invasão holandesa, a cidade começou a chamar-se de Frederica em homenagem ao então rei holandês. Depois da expulsão dos holandeses, o nome da cidade mudou para Paraíba do Norte.

Só a partir de 1930, com o assassinato e a consequente homenagem à João Pessoa, então Governador da Paraíba, a cidade assumiu seu nome atual. Esse evento político foi um dos principais motivadores da tomada de poder por parte de Getúlio Vargas, já que João Pessoa era seu candidato a vice-presidente e o assassinato teve motivações políticas.

Os artistas de João Pessoa

O historiador Sérgio Augusto, afirma que essa data também comemora a fundação do estado da Paraíba e ao falar de artistas é importante lembrarmos de nomes de todo o estado. A produção cultural paraibana é muito intensa e o professor reforça a vasta quantidade de nomes de artistas da região.

Ele cita grandes nomes da literatura, da música e do futebol, como Ariano Suassuna, Elba Ramalho, Chico César e Escurinho. Também é interessante lembrar de Cátia de França, cantora paraibana da década de 80. 

A cultura pessoense

O professor Sérgio, ao falar sobre a cultura de João Pessoa, relembra que a cidade é a 3ª mais antiga do país e que seu centro histórico é repleto de patrimônios materiais, como igrejas, casas e ruas. Ele também ressalta o valor dos patrimônios imateriais, como as danças e as músicas, por exemplo, o xote, o xaxado e o forró.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em João Pessoa tem o maior monumento em estilo Barroco da América, o conjunto arquitetônico do Centro Cultural de São Francisco. Essa obra começou a ser construída em 1589 e só foi concluída em 1788. Séculos mais tarde, em 1979, houve uma reforma que foi concluída em 1990, reabrindo o centro turístico para visitação.

Como se comemora o aniversário de João Pessoa?

O aniversário de João Pessoa acontece junto com a festa da padroeira da cidade, a Nossa Senhora das Neves. A comemoração também é conhecida como a Festa das Neves.

Os principais pontos de celebração são a região da basílica e o centro da cidade, de acordo com Sérgio Augusto. Além de ser feriado estadual, eventos religiosos e artísticos começam a acontecer de forma gratuita dias antes do aniversário.

Nesse ano de 2023, desde 27 de julho estão tendo solenidades em homenagem ao aniversário de João Pessoa. Além dos shows e missas, há uma exposição chamada “O Milagre das Neves” que ficará em cartaz entre os dias 28/08 e 02/09 na Casa de Pólvora.

João Pessoa no Enem, o que estudar?

Ao questionar o historiador sobre quais temas relacionados a João Pessoa podem ser cobrados no Enem, ele ressalta que há uma amplitude grande de assuntos com a possibilidade de serem abordados e lista alguns de grande relevância. Sérgio diz:

“Primeiro, quando nós vamos falar da Paraíba você tem que saber sobre o Brasil Colônia. A questão da união ibérica, que é a união do reino de Portugal com a Espanha.

Segundo, a grande economia açucareira, a empresa açucareira, seu modo de produção e a escravidão. Terceiro, o domínio holandês, a Holanda ao dominar parte do nordeste dominou também a Paraíba

Por último, o próprio João Pessoa, a ideia de João Pessoa diante da República Velha, da crise do regime e o início do Governo do Vargas
 

Por Tiago Vechi
Jornalista