Hoje (16), Teresina comemora seu aniversário de 171 anos com uma história marcada pela modernidade.
Teresina foi fundada no dia 16 de agosto de 1852, sendo a primeira capital planejada do país e a única do nordeste que não está no litoral.
Para compreender melhor esta data e a história de Teresina, conversamos com Jurandir Gonçalves, professor e doutor na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Confira: Teresina - Cultura, história e dados sobre a capital do Piauí
Aniversário de Teresina
De acordo com o professor Jurandir, o aniversário de Teresina é comemorado em vários âmbitos da cidade.
Muitas celebrações religiosas são realizadas, missas, cultos e manifestações de religiões de matriz africana também. Alguns desses eventos contam com a participação de autoridades políticas, tanto do Executivo como do Legislativo e do Judiciário.
Nas escolas do município são feitas diversas atividades em alusão ao folclore local e de resgate à história da cidade. Algumas das lendas rememoradas são o Cabeça de Cuia, o Num-se-pode, a Porca do Dente de Ouro, o Miridam e o Zabelê.
Também são realizados shows e manifestações culturais de artistas regionais. Mas, a festividade mais tradicional de Teresina é o corte do bolo de aniversário aberto à população, que ocorre no bairro de Poty Velho, o mais antigo da cidade.
Leia também: A festividade do Bumba meu boi
Fundação de Teresina
O professor nos conta que Teresina já nasceu sob o signo da modernidade. Segundo ele, essa predestinação se deu ainda antes da fundação da cidade, pois a então capital, a cidade de Oeiras, não atendia mais aos anseios do Império Brasileiro e nem das elites locais.
Além do isolamento econômico e geopolítico da cidade de Oeiras, os outros motivos que levaram o estabelecimento da capital na cidade de Teresina foram a vontade política de José Antônio Saraiva, então presidente da província, de aumentar a relevância do Piauí e a intensa rota comercial que havia entre o Ceará e o Maranhão, que necessariamente passa pelos rios Poty e Parnaíba.
Teresina nasceu na confluência desses dois rios e teve seu nome escolhido para homenagear a Imperatriz Tereza Cristina.
Eventos marcantes de Teresina
Ao ser questionado sobre os marcos históricos mais relevantes da cidade, o professor Jurandir Gonçalves afirma que a determinação dos eventos mais importantes é desafiadora, pois isso depende da visão política e cultural de quem fala.
Entretanto, ele lista acontecimentos marcantes presentes na memória da cidade. Primeiro, ele comenta da própria fundação do bairro Poty Velho que é o berço da cidade e até hoje ocupa um espaço proeminente na cultura local.
Depois ele cita uma série de eventos históricos. Por exemplo, a construção doTeatro 4 de setembro, o lançamento da ponte que liga o Piauí ao Maranhão, a chegada da energia elétrica na década de 20, os primeiros automóveis na década de 30, os incêndios criminosos das casas de palha nos anos 40, entre outros acontecimentos.
Mas, o educador destaca a maior concentração de pessoas já feita na cidade de Teresina com a visita do Papa João Paulo II em 1980, o estimado é que 400 mil pessoas se aglomeraram para ver o Sumo Pontífice.
Identidade de Teresina
Teresina já nasceu com uma identidade imposta à ela, e, como vimos, nos seus aniversários sua história e sua cultura são sempre muito lembrados.
O professor Jurandir fala que a identidade de Teresina nos dias de hoje é muito marcada pela religiosidade e pela cultura local, ele diz:
“A arte e a cultura, encabeçada pelo papel do teatro 4 de Setembro, as diversas manifestações artísticas e culturais como as quadrilhas juninas, as danças folclóricas, como Bumba-meu-boi, Reisado ou ainda nas lendas da cidade como Cabeça de Cuia, Num-se-Pode, Porca do Dente de Ouro, Miridam e Zabelê.”
Jurandir Gonçalves
O professor também comenta da integração econômica e de identidade presente em toda a região Nordeste: “Por fim, a própria identidade do povo nordestino, que, fruto da hibridez dos regionalismos que envolvem os diversos povos e culturas que identifica o Nordeste, como elemento definidor da identidade do Teresinense.”
Saiba mais: Tudo sobre o Nordeste
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Teresina no Enem: o que estudar
A cidade de Teresina marca uma época da história nacional onde o Império Brasileiro tinha interesses em se estabelecer e em modernizar o país.
Ela também versa muito sobre a integração nordestina e sobre a ocupação do interior da região, justamente por ser a única capital nordestina que não está no litoral.
Entretanto, de acordo com o professor, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de âmbito nacional e não costuma focar em questões regionais. Mas, para vestibulares piauienses é importante conhecer a história da cidade, reforça o educador.
Por Tiago Vechi
Jornalista