Aniversário de João Pessoa: conheça a tradição olímpica da cidade
Aniversário de João Pessoa: conheça a tradição olímpica da cidade
João Pessoa conta com muitas participações importantes nas olimpíadas, conheça um pouco mais desta história
Em 05/08/2024 07h40
, atualizado em 05/08/2024 07h51
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
O aniversário de João Pessoa é hoje, dia 5 de agosto. A capital paraibana completa 439 anos de história, em pleno período olímpico.
Por isso, para celebrar esta data devidamente, fomos conversar com Kaio Márcio, o maior nome da natação no estado da Paraíba, secretário de esportes na prefeitura de João Pessoa e atleta com 4 participações olímpicas.
Ano passado, exploramos a história e a cultura da cidade,veja a notícia aqui
Estrutura da cidade de João Pessoa para jovens atletas
A tradição olímpica de João Pessoa conta com vários nomes relevantes que trouxeram muitas vitórias e medalhas para o Brasil. Dentre eles, podemos citar os jogadores de futebol Douglas Santos, Matheus Cunha e Mazinho (de Santa Rita, município na região metropolitana de João Pessoa) e também Zé Marco, jogador de vôlei de Praia.
Além da Andressa Morais (atletismo) e Edival Marques (Taekwondo) que participam das Olimpíadas de Paris. Já Kaio, encerrou suas participações olímpicas nos jogos do Rio de Janeiro e, atualmente, é secretário de esportes da cidade de João Pessoa.
No intuito de compreender o que João Pessoa pode fornecer para o futuro olímpico do Brasil, questionamos o gestor como é a estrutura da cidade para jovens atletas, ele disse que há uma crescente nas políticas públicas voltadas para o esporte e cita o projeto "Campeões do Amanhã", que, inclusive, ele mesmo participou.
“Hoje, temos 19 modalidades com mais de 4.500 atletas atendidos. Nesse projeto, já temos equipes de competição que estão se tornando de alto rendimento, estão conseguindo competir. João Pessoa também tem a maratona internacional que acontece dia 4 de agosto, com mais de 6 mil atletas participantes.”
Trajetória de João Pessoa até as Olimpíadas
Kaio nos conta que, aos 9 anos, ele tinha um problema de asma e começou a praticar natação, o que melhorou sua condição de saúde. Com 13, ele já conquistou seu primeiro campeonato nacional e a partir de então começou a se dedicar inteiramente à natação.
“Comecei a ter resultados nacionais absolutos, depois internacionais, participei dos meus primeiros campeonatos mundiais, jogos pan-americanos, jogos olímpicos, bati dois recordes mundiais, fui campeão mundial no borboleta.
Consegui participar de 4 jogos olímpicos e fiquei muito feliz em ter esse privilégio de estar defendendo a seleção brasileira, as cores da Paraíba, de João Pessoa, durante mais de 20 anos que tive na natação de alto rendimento”
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A sensação de representar o Brasil nas Olimpíadas
Buscamos entender como é o sentimento de representar o Brasil nos jogos olímpicos. Kaio destacou o histórico nacional nas competições de natação, que é ótimo (até os jogos de Tóquio foram 17 medalhas). Também afirmou que é uma sensação incrível.
Além disso, ele contou de um encontro ilustre que teve em suas participações:
“Nas quatro edições dos jogos olímpicos, eu encontrei com Michael Phelps, nas minhas principais provas, 200 e 100 metros borboleta. É um adversário fantástico que me fez treinar cada vez mais e conseguir alcançar novos objetivos.
É uma emoção muito grande, em especial a minha última olimpíada, que foi no Rio, competindo em casa, no Brasil, é muito especial com a torcida a favor, dá aquela energia positiva, é algo muito exclusivo. Tive muita sorte de participar dos jogos olímpicos em casa.”
Mensagem para jovens de João Pessoa que querem se tornar atletas olímpicos
Pedimos para Kaio dar um conselho para jovens pessoenses que querem se tornar atletas olímpicos, ele disse:
“Muito treino, muita dedicação, muita força de vontade, muita garra. Não desistir em momento algum e sempre que tiver um momento adverso, uma competição que teve um resultado que não quis, que pegue esta derrota e transforme em combustível para treinar cada vez mais. Tem que pensar alto, sonhar alto e ter metas pré-definidas, que eu tenho certeza que vão chegar lá.”