Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Questões de inglês do Enem: o que cai na prova e como se preparar?

Muitos alunos costumam ignorar as questões do Enem de inglês, mas saiba que elas representam 11% da nota da prova e podem fazer a diferença na hora de brigar por uma vaga

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Entra ano, sai ano, no mês de novembro, milhares de estudantes de todo o Brasil vão em busca do seu sonho: entrar para a universidade. O obstáculo? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Independentemente da área que vão cursar, as questões de inglês do Enem são, muitas vezes, ignoradas pelos alunos, por serem consideradas apenas uma pequena parte da nota da prova ou por estarem mais preocupados com outras áreas do conhecimento.

No entanto, quando o assunto é entrar em uma universidade disputada, essas questões podem ser o diferencial que você precisa. Por isso, veja dicas para resolver todas as questões de inglês do Enem com facilidade:

Tópicos deste artigo

Questões de inglês do Enem: o que cai no exame?

Interpretação de texto, isso mesmo. O objetivo do Enem não é fazer um teste de inglês, longe disso. Mas avaliar se você consegue compreender o que aquele texto está dizendo.

Então, mais do que focar em gramática ou vocabulário, você precisa se preparar para extrair a ideia principal do texto, para então, conseguir responder o enunciado.

É óbvio que para isso, é preciso ter o mínimo de conhecimento da língua inglesa, senão, não conseguirá entender o contexto. Por isso, além da interpretação, veja o que mais estudar para mandar bem na sua prova:

Assuntos de inglês que mais caem no Enem: gramática

Se você faz um curso de inglês, já deve ter visto bastante gramática e vai tirar de letra todas as questões de inglês do Enem.

De qualquer forma, nunca é demais relembrar conteúdos que você já aprendeu ou reforçar aqueles que têm mais dificuldade antes da prova.

Por isso, estes são os assuntos que você deve priorizar caso não queira ficar perdido na hora de responder suas questões do Enem de inglês:

  • Os tempos verbais em inglês

  • As contrações em inglês

  • Pronomes pessoais

  • As preposições em inglês

  • Voz ativa e passiva

  • Os falsos cognatos

Todas essas estruturas são apresentadas dentro dos textos de apoio de forma indireta. E caso você desconheça as regras, pode acabar se confundindo na hora da interpretação e zerando a questão por um erro bobo.

Como são as questões de inglês do Enem?

As questões de inglês do Enem contam sempre com um texto em inglês extraído de uma notícia, um artigo, uma revista e até mesmo de uma história em quadrinhos.

Logo após o texto em inglês, vem o enunciado em português e finalmente, as alternativas, que você deve escolher de acordo com o que entendeu do texto. Veja o exemplo abaixo:

Exemplo de questão de inglês do Enem aplicada em 2022 (Resposta correta: letra B)
Exemplo de questão de inglês do Enem aplicada em 2022 (Resposta correta: letra B)

Como se preparar para a prova de inglês do Enem?

Além de treinar a leitura e interpretação de texto e algumas estruturas gramaticais em inglês, você pode incluir alguns hábitos na sua rotina para tornar o aprendizado de inglês mais natural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja as nossas dicas de como estudar inglês para o Enem para responder todas as questões com confiança:

  • Leia textos em inglês de todos os tipos

Bom, se o foco da prova de inglês do Enem é interpretação de texto, quanto mais você investir na leitura de textos em inglês, mais chances tem de ir bem na prova.

Por isso, a melhor forma de se preparar é ler diferentes gêneros textuais, como notícias, tirinhas, poesia, charges, cartuns e até letras de músicas em inglês.

Quanto maior o seu repertório textual, mais fácil será identificar o tema central do texto e consequentemente, escolher a alternativa correta.

Além disso, é uma forma de conhecer a língua inglesa usada pelos nativos nas conversas cotidianas e conhecer expressões idiomáticas que só fazem sentido na língua deles.

  • Informe-se sobre os temas da atualidade

Essa dica é tão básica, mas tem gente que ignora. Você não precisa, necessariamente, sentar para estudar para se preparar para a prova de inglês Enem. Você pode fazer isso, incluindo o inglês na sua rotina. Como?

Uma dica é assistir noticiários em inglês, há vários canais que você pode acompanhar de graça, como o Al Jazeera English e Deutsche Welle no Youtube ou o The Economist e o The New York Times, que tem até um perfil no Instagram.

Dessa forma, fica mais fácil interpretar os textos, que consideram características culturais, mas também temas polêmicos e recorrentes que estão acontecendo no mundo e que não viram notícia no Brasil.

  • Refaça as questões de inglês do Enem de anos anteriores

A prática leva a perfeição e treinar com questões anteriores é um bom exercício de fixação. Além disso, você vai pegando o jeitinho da prova e acostumando o cérebro a não travar na primeira dificuldade.

E para não travar na hora da prova, veja dicas para usar durante a resolução das questões:

  • Leia primeiro o enunciado e então o texto de apoio

Nas questões de inglês do Enem, o texto vem antes do enunciado, então é normal começarmos por ele. Mas a nossa dica é, leia o enunciado antes.

Assim, quando você for ler o texto, já sabe exatamente o que precisa identificar durante a leitura. É uma forma de economizar tempo e fazer uma leitura mais objetiva.

  • Aprenda a interpretar as imagens (se o texto fornecer uma)

Uma imagem vale mais que mil palavras e as questões de inglês do Enem estão aí para provar. Por isso, é preciso aprender a ler as informações que elas trazem.

Observe os detalhes da imagem, as expressões faciais dos personagens, os elementos que foram usados para compor a história e tente perceber sinais que não estão explícitos no texto escrito.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que você possa gabaritar todas as questões de inglês do Enem e conquistar a tão sonhada vaga na universidade.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Questões de inglês do Enem: o que cai na prova e como se preparar?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/questoes-de-ingles-do-enem-o-que-cai-na-prova-e-como-se-preparar.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante