Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sol Negro

O Sol Negro é um símbolo de origem germânica que foi apropriado pelos nazistas e utilizado pela SS. Atualmente o símbolo é largamente utilizado por grupos neonazistas.

Sol negro em fundo branco
O Sol Negro foi um símbolo utilizado pela SS nazista.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Sol Negro é um símbolo de origem germânica e eslava que foi apropriado pelos nazistas, tornando-se um dos símbolos utilizados pela SS, grupo paramilitar que se tornou uma das tropas de elite do nazismo. Os historiadores não têm certeza do significado desse símbolo para os nazistas, mas acredita-se que ele era utilizado como manifestação da crença supremacista deles.

Esse símbolo era encontrado em tribos germânicas, como os alamanos, na Antiguidade. Atualmente, é um dos símbolos mais usados pelos neonazistas como forma de promover apologia ao neonazismo. O símbolo também está relacionado com cultos neopagãos, ocultistas e satanistas.

Leia também: Suástica — origem de outro símbolo nazista

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Sol Negro

  • O Sol Negro é um símbolo utilizado pela SS nazista.

  • Foi encontrado em um castelo utilizado pela SS.

  • Os historiadores não têm certeza do significado desse símbolo para os nazistas, mas acreditam que tinha relação com o supremacismo nazista.

  • Atualmente o símbolo segue sendo usado por neonazistas como forma de apologia à sua ideologia.

  • Também pode ser encontrado em cultos neopagãos, ocultistas e satanistas.

O que significa o símbolo do Sol Negro?

O Sol Negro é um símbolo que foi largamente utilizado pelos nazistas nas décadas de 1930 e 1940. O símbolo foi inicialmente utilizado pela Schutzstaffel (SS), grupo paramilitar que se tornou uma das tropas de elite do nazismo.

Foi utilizado pela primeira vez como parte da decoração de um castelo em Wewelsburg. Esse castelo passou a ser utilizado pela SS em 1934 por ordem de Heinrich Himmler, tornando-se um grande centro cerimonial da SS. A construção foi decorada com um mosaico do Sol Negro, mas os historiadores ainda hoje não sabem dizer qual era o real significado desse símbolo para a SS e os nazistas.

O Sol Negro (em alemão, Schwarze Sonne) consiste em uma roda solar constituída por 12 Sowilo, símbolo que faz parte das runas germânicas. Comumente conhecido como Siegrune, o Sol Negro é bastante parecido com o símbolo da SS. Apesar de não haver certeza sobre o seu significado, alguns historiadores sugerem que o seu uso tinha relação com a crença da superioridade ariana entre os nazistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual origem do símbolo Sol Negro?

Os pesquisadores apontam que o Sol Negro é um símbolo que era bastante utilizado por povos de origem germânica e eslava. Existem algumas teorias que sugerem que ele foi inspirado em um símbolo bastante popular na Europa Central durante a Idade do Ferro, chamado Zierscheiben. Este símbolo correspondia a discos decorativos encontrados, principalmente, em túmulos.

O Sol Negro foi bastante encontrado em objetos dos alamanos, povo germânico conquistado pelos francos no final do século V. Posteriormente, também foi encontrado entre os merovíngios, os francos do período da Dinastia Merovíngia, que existiu até o século VIII. Sua popularização, no entanto, passou mesmo pelo seu uso entre nazistas.

Leia também: Solução Final — o plano nazista de extermínio dos judeus

Uso do Sol Negro na atualidade

Atualmente, existem duas formas comuns de uso do Sol Negro, e o símbolo está ligado com movimentos neonazistas e/ou movimentos que praticam ocultismo religioso. O Sol Negro é comum em movimentos neonazistas e supremacistas, sendo utilizado como manifestação do discurso de ódio.

O Sol Negro pode ser mesclado com outros símbolos utilizados pelos neonazistas, como as suásticas. Pode aparecer em tatuagens, bandeiras, camisetas, postagens na internet, entre outros. Pesquisadores apontam que a popularização desse símbolo tem relação com um livro de 1991 que o relaciona ao esoterismo nazista, que o remetia a uma energia mística que supostamente reforça a superioridade da raça ariana.

Muitos membros de grupos neonazistas usam o símbolo como apologia à sua ideologia de maneira velada. Recentemente, o símbolo tem sido encontrado em terroristas que cometem atentados de tiroteio em massa, como ataque a uma mesquita na Nova Zelândia, em 2019.

O símbolo também tem sido bastante encontrado em soldados ucranianos que lutam, desde 2022, contra os russos na Guerra na Ucrânia. Muitos observadores internacionais têm apontado para ligações com o neonazismo por parte de muitos dos soldados ucranianos.

Por fim, o Sol Negro também é associado a muitos grupos que praticam o paganismo moderno e que são adeptos de rituais esotéricos ou de cultos satânicos. Alguns desses cultos usam-no como uma referência as suas origens culturais germânicas e eslavas; contudo, também existem grupos neonazistas que o usam como manifestação de sua ideologia supremacista e, ainda, como elemento esotérico e ocultista.

Simbologias nazistas

Grupos neonazistas usam outros símbolos além do Sol Negro. Esses símbolos podem ser classificados entre aqueles que foram resgatados do período nazista e os que foram estabelecidos recentemente pelos grupos neonazistas. Entre eles estão:

  • Totenkopf ou Death’s Head

Totenkopf, símbolo nazista utilizado pela SS.
O Totenkopf era outro símbolo utilizado pela SS.[1]

O Totenkopf é uma caveira utilizada por neonazistas e que remete ao seu uso passado pela SS, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial. Esse símbolo estava diretamente associado com o grupo de soldados da SS responsável por fazer a guarda dos campos de concentração nazistas.

  • 88

88, símbolo nazista.
Para os grupos neonazistas, o número 88 significa “Heil Hitler”.

O número 88 é um símbolo numérico utilizado pelos neonazistas e que serve como uma saudação a Adolf Hitler, líder do nazismo. Isso porque a letra H é a oitava letra do alfabeto, sendo assim, 88 corresponde a HH, sigla para “Heil Hitler”, que significa “Salve Hitler”.

  • Bandeira de Guerra do Império Alemão

Bandeira de Guerra do Império Alemão
A Bandeira de Guerra do Império Alemão passou a ser utilizada por grupos neonazistas para propagar a sua ideologia.[2]

A Bandeira de Guerra do Império Alemão, fundado em 1871 após a Unificação Alemã, é um símbolo resgatado por grupos neonazistas em diversas partes do planeta. Como a suástica foi banida de muitos locais, essa bandeira foi transformada em uma alternativa para a propagação da ideologia neonazista. A bandeira em si não tinha conotação racista no século XIX, mas foi apropriada pelos neonazistas.

  • Cruz de Ferro

Cruz de Ferro
A Cruz de Ferro era uma medalha usada para condecorar soldados na Alemanha Nazista.

A Cruz de Ferro foi um símbolo militar da Alemanha utilizado em condecorações militares nos séculos XIX e XX. Foi largamente utilizada como símbolo nazista, e depois da guerra seu uso na Alemanha foi proibido. Grupos neonazistas, no entanto, utilizam-na como forma de apologia à ideologia nazista.

Existem uma infinidade de outros símbolos nazistas, além, claro, dos mais comuns, como a suástica e a águia nazista.

Fontes

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ANTI-DEFAMATION LEAGUE. Hate on Display: hate symbols database. Disponível em: https://www.adl.org/sites/default/files/ADL%20Hate%20on%20Display%20Printable_0.pdf.

BBC BRASIL. Sol negro: o que é o símbolo associado ao nazismo usado por militar ucraniano em foto viral da guerra. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646562.

ANTI-DEFAMATION LEAGUE. Sonnenrad. Disponível em: https://www.adl.org/resources/hate-symbol/sonnenrad

BERGER, Helen A. Sonnenrad, symbol used in shooter's manifesto, explained. Disponível em: https://www.brandeis.edu/now/2022/may/berger-sonnenrad-explained.html.

Créditos da imagem:

[1] Wikimedia Commons

[2] Wikimedia Commons

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Sol Negro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/sol-negro.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante