Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Primeiro Triunvirato

Primeiro Triunvirato foi uma aliança política envolvendo três generais, Crasso, César e Pompeu, em 60 a.C., enfraquecendo o poder do Senado e reforçando o poder militar.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Primeiro Triunvirato foi um acordo político envolvendo três generais de destaque no exército romano e muito benquistos pela população. Essa aliança, feita de forma informal, sem nenhum caráter legal, marcou a ascensão dos generais na política de Roma, quando o exército romano derrotou as revoltas escravas, em 70 a.C.

Júlio César, Pompeu e Crasso uniram forças para obter o controle político e enfraquecer a atuação dos senadores. Os três dividiram o comando das províncias romanas em várias regiões do mundo antigo. A ideia para o Primeiro Triunvirato foi de Júlio César, em 60 a.C.

Leia também: Império Romano – terceira fase da civilização romana

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Primeiro Triunvirato

  • O Primeiro Triunvirato foi a aliança informal entre Júlio César, Crasso e Pompeu, no ano 60 a.C., que marcou a entrada dos militares na política romana.
  • Essa aliança promoveu a divisão das províncias romanas entre os três generais, enfraquecendo o poder do Senado romano.
  • Com a morte de Crasso, o Triunvirato se desfez, e, com a morte de Júlia, esposa de Pompeu e filha de Júlio César, rompeu-se a aliança política entre os generais, dando início a uma guerra civil pela disputa do poder em Roma.
  • Júlio César foi o idealizador do Primeiro Triunvirato.

Contexto histórico do Primeiro Triunvirato

Em 70 a.C., o exército romano se tornava uma força militar de destaque no mundo antigo ao conquistar territórios e ampliar o domínio de Roma desde a Península Ibérica até o Oriente Médio, atravessando o norte do continente africano. Essas conquistas garantiam poder e riqueza para os romanos, por isso os generais vitoriosos nas batalhas contra os inimigos eram bem recebidos em Roma e tinham o apoio e a admiração da população, porém o receio do Senado quanto à interferência desses generais na república.

Júlio César, general romano que conquistou a Gália para Roma, idealizou o Primeiro Triunvirato.
Júlio César, general romano que conquistou a Gália para Roma, idealizou o Primeiro Triunvirato.

Com essa expansão territorial, Roma fez vários povos conquistados como escravizados. Essa situação provocou revoltas contra o poder dominante. Espártaco comandou uma delas, mas foi derrotado pelo exército romano. Ao contê-las e garantir a ordem sobre os dominados, os generais aumentaram seu poder e decidiram participar da política de Roma.

Os generais Crasso e Pompeu foram eleitos cônsules, restauraram o tribunal da plebe e estabeleceram que as decisões dos plebiscitos teriam força de lei. Os senadores, a partir dessa ascensão política dos generais, começaram a perder força política.

“O massacre dos escravos rebelados era sintoma da crise generalizada do regime republicano. Roma crescera, tornara-se um império mundial. As instituições concebidas para o autogoverno de uma sociedade de pequenos agrícolas não funcionavam mais.”|1|

Júlio César se destacou como general. Suas vitórias na Gália garantiram a confiança e o respeito dos seus comandados como também sua influência política em Roma. Ele se aproximou de Crasso e Pompeu para propor uma aliança entre os três, formando o Primeiro Triunvirato, ou seja, o poder romano dividido em três generais. Estava aberta a crise na república romana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os objetivos do Primeiro Triunvirato?

Em 60 a.C., Júlio César se reuniu informalmente com Pompeu e Crasso e propôs a aliança entre os três. Para conseguir a confiança de Pompeu, Júlio César ofereceu sua filha única, Júlia, para que se casasse com o general. Essa oferta selou a entrada de Pompeu no Triunvirato. Essa aliança promoveu a divisão das províncias conquistadas por Roma. Júlio César comandou a Gália, Crasso foi o líder da Síria, e Pompeu, da Península Ibérica. Os três integrantes do Triunvirato manteriam o equilíbrio de poderes.

Como foi formado o Primeiro Triunvirato?

O Primeiro Triunvirato representou a chegada dos generais ao poder da república romana. Em 60 a.C., Júlio César, Crasso e Pompeu uniram forças e formaram o Primeiro Triunvirato. Essa aliança, mesmo que informal, representou uma tentativa de agir contra os senadores, que se opunham à participação militar na administração romana. Com o apoio de Crasso e Pompeu, Júlio César foi eleito cônsul e colocou em pauta no Senado projetos de interesse dos outros dois triunviratos. Crasso era rico, mas não tinha influência política.

Em pouco tempo, o Triunvirato se desfez. Em 55 a.C., Crasso morreu na Batalha de Carras, na Síria, e Júlia, filha de Júlio César dada em casamento a Pompeu, também morreu. Dessa forma, os laços políticos entre César e Pompeu se romperam, e os dois começaram a disputar quem controlaria sozinho Roma e suas províncias, desencadeando uma guerra civil. Os senadores apoiaram Pompeu e destituíram César do governo, enquanto este lutava na Gália.

Quem formou o Primeiro Triunvirato?

Pompeu, Crasso e Júlio César formaram o Primeiro Triunvirato.[1]
Pompeu, Crasso e Júlio César formaram o Primeiro Triunvirato.[1]

A ideia de se formar o Primeiro Triunvirato partiu de Júlio César, exímio general e benquisto por seus soldados, e as suas conquistas, principalmente na Gália, aumentaram sua popularidade perante os cidadãos romanos. Apesar das forças militar e popular, ele precisava de outros apoios para vencer a resistência do Senado. A aliança com Crasso e Pompeu fortaleceu seu nome para o cargo de cônsul e impor as vontades dos outros triunviratos nas votações do Senado.

Veja também: Como foi o Segundo Triunvirato?

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Apesar das conquistas militares enriquecerem e aumentarem o domínio de Roma sobre o mundo antigo, os senadores se opuseram ao avanço dos generais na política republicana. No entanto, essa nova força política vinda das guerras chegou ao poder mediante o(a):

A) Primeiro Triunvirato

B) Pax Romana

C) Tribunal da Plebe

D) Fundação de Constantinopla

Resolução

Alternativa A. O Primeiro Triunvirato foi um acordo informal envolvendo Júlio César, Crasso e Pompeu, três importantes generais do exército romano, que dividiram o poder e as conquistas de Roma entre si, enfraquecendo as decisões do Senado. Dessa forma, os militares começaram a exercer grande influência na administração do grande império romano em formação e de sua capital.

Questão 2 - O Primeiro Triunvirato foi formado em 60 a.C. e significou o declínio da república romana e a ascensão dos generais ao poder do império. Três generais se uniram para dividir o poder de Roma. Foram eles:

A) Júlio César, Crasso e Marco Túlio

B) Marco Túlio, Pompeu e Otávio Augusto

C) Júlio César, Crasso e Pompeu

D) Constantino, Júlio César e Marco Túlio

Resolução

Alternativa C. Júlio César foi o idealizador do Primeiro Triunvirato e se aliou a Crasso e Pompeu para obter mais espaço na política romana. Essa aliança marcou a entrada dos militares no poder republicano e a submissão do Senado às ordens dos triunviratos.

Nota

|1| MOTA, Myrian Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. Editora Moderna. São Paulo, 1996.

Crédito da imagem

[1] Mary Harrsch / Commons

 

Por Carlos César Higa
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Carlos César Higa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HIGA, Carlos César. "Primeiro Triunvirato"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/primeiro-triunvirato.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas