Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Périplo

Périplo é a viagem marítima de ida e volta realizada em torno de um país, de um continente ou de outro território.

Descrição escrita do Périplo de Pseudo-Cílax, um périplo realizado na região do Mar Mediterrâneo.
Descrição escrita do Périplo de Pseudo-Cílax, na qual se descreve em grego o trajeto de circum-navegação realizado na região do mar Mediterrâneo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Périplo é uma atividade de circum-navegação na qual se faz uma viagem de ida e volta em torno de uma ilha, país, continente ou território específico. Também é o registro escrito (cartográfico ou textual) dessa viagem, e muitos desses documentos atravessaram a história, chegando até os dias de hoje.

Leia também: Diário de navegação de Pero Lopes de Sousa — documento que narra a expedição de Martim Afonso de Sousa

Tópicos deste artigo

Resumo sobre périplo

  • Périplo é uma viagem de circum-navegação em torno de um país, continente ou território, no sentido de ida e volta, e o registro escrito (cartográfico ou textual) desta.

  • Para a história moderna, o mais famoso périplo é o africano.

  • Parte do projeto das Grandes Navegações portuguesas dos séculos XV e XVI, o Périplo Africano tinha como objetivo contornar a África e chegar até a Índia por via marítima.

  • Ao longo da história, diversos projetos de navegação de périplos existiram, como o Périplo de Pseudo-Cílax, que estudou a região do mar Mediterrâneo, e o Périplo do Ponto Euxino, que estudou a região do mar Negro.

O que é périplo?

Périplo é um termo utilizado em diversas situações, em seu sentido literal e metafórico. Literalmente, é uma viagem de circum-navegação, em torno de um país, de um continente ou de outro território, que se espera que ocorra no sentido de ida e de volta. Metaforicamente, pode ser uma viagem turística de longa duração, o relato escrito ou contado dessas viagens ou até mesmo um longo trajeto analítico ou argumentativo acerca de um tema de pesquisa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologicamente, a palavra deriva do grego, com o sentido original de circum-navegação. Na época das navegações gregas, ocorridas em virtude de diásporas e guerras, notadamente as dos séculos V e IV a.C., era comum a produção de um documento manuscrito que elencava quais os locais nos quais era possível atracar embarcações, os melhores pontos geográficos ao longo da costa e até mesmo avisos de perigos.

Périplo Africano

Mapa indicando o Périplo Africano, a rota de navegação portuguesa para as Índias contornando a África.
Périplo Africano foi a circum-navegação portuguesa pela África a fim de chegar às Índias. (Créditos: Paulo José Soares Braga | Brasil Escola)

Durante a época das Grandes Navegações (séculos XV e XVI), Portugal, em sua missão de encontrar uma rota alternativa atlântica para a Índia, precisava contornar a África. Como as dimensões do território africano eram-lhe desconhecidas, era necessário realizar uma atividade de navegação e cartografia: a partir de expedições, mapear o território, listar portos seguros e eventuais contratempos que os navegantes poderiam encontrar. Essa atividade toda é a de um périplo. Por isso, o Périplo Africano é definido pelos historiadores como o processo português de navegação, conhecimento e cartografia do continente africano.

Portanto, o Périplo Africano recebe esse nome com seus sentidos literais, pois trata-se da circum-navegação do continente e da produção de inteligência cartográfica. Iniciado em 1415 com a conquista da então muçulmana cidade de Ceuta, o projeto teve como marcos as viagens de Bartolomeu Dias e de Vasco da Gama. Bartolomeu Dias, em 1488, navegou no cabo da Boa Esperança. Já Vasco da Gama completou o périplo em 1498 e chegou efetivamente a Calicute, Índia.

Veja também: Pero Vaz de Caminha — escrivão responsável pela carta que anunciou o “descobrimento” do Brasil a Portugal

Exemplos de outros périplos

Mapa indicando o Périplo do Mar Euxino, um périplo realizado na região do Mar Negro.
O Périplo do Mar Euxino é um estudo de circum-navegação realizado no mar Negro. [1]

Ao longo da história, diversas outras circum-navegações aconteceram, para as quais também foram produzidos documentos cartográficos. Como exemplo de outros périplos, podem-se elencar:

  • Périplo de Hanno, no qual o navegante cartaginês de mesmo nome explorou e descreveu o litoral do atual Marrocos no século VI a.C.;

  • Périplo de Pseudo-Cílax, documento grego do final do século IV a.C. que descreve as condições de navegação na região do mar Mediterrâneo;

  • Périplo do Ponto Euxino, documento que descreve as rotas de navegação e comércio na região do mar Negro, produzido no início do século II.

Crédito de imagem

[1] George Tsiagalakis / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CARVALHO, M. S. Terrae (in)cognitae. Revista Geograficidade, v. 3, n. extra 1, p. 126-134, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4735019.

PAULA, E. S. Alguns aspectos das relações do Ocidente com o extremo Oriente durante a Antiguidade e a Idade Média. Revista de História, v. 21, n. 43, p. 3-14, 1960. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/120095.

PINTO, O. L. V. Entre Egito e Azania: Conexões Afro-Asiáticas a partir do Périplo do Mar Eritreu. Mare Nostrum, v. 13, n. 1, 123-145, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/marenostrum/article/view/198674.

SANTOS, A. Um Périplo pelo território duplo. Revista Investigações, v. 22, n. 1, p. 51-101, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1362.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Soares Campos Bacharel, licenciado e doutorando em História pela USP. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito pela PUC. É professor de História e autor de materiais didáticos há mais de 15 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Périplo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/periplo.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante