Topo
pesquisar

Segunda Guerra Mundial: Acordos de Paz

História Geral

A Conferência de Teerã e a Conferência de Potsdam foram alguns dos acordos realizados tendo em vista o fim da Segunda Guerra.
PUBLICIDADE

Após a rendição do Japão, ocorrida em 2 de setembro de 1945, os Aliados mobilizaram forças para a realização dos acordos políticos que dariam fim à Segunda Guerra Mundial. De fato, podemos aqui apontar que as discussões sobre o mundo pós-guerra aconteceram antes disso.

 

Conferência de Teerã

Em novembro de 1943, na Conferência de Teerã, os aliados traçaram planos para materializar a derrota dos alemães e organizar as primeiras divisões territoriais das tropas de ocupação de cada país.

Churchill, Roosevelt e Stalin
Churchill, Roosevelt e Stalin reuniram-se em Teerã, em 1943, para tratar do destino da Segunda Guerra *

Conferência de Yalta

Em fevereiro de 1945, quando as forças do Eixo já estavam praticamente abatidas, as forças aliadas reuniram-se para reafirmar o princípio de autodeterminação dos povos e o favor à expansão de regime de caráter democrático na Conferência de Yalta. As zonas de influência previamente conversadas em Teerã tiveram confirmação e, desse modo, já era possível reconhecer previamente o desenvolvimento de uma ordem bipolar protagonizada pelos Estados Unidos e a União Soviética.

Carta das Nações Unidas

Outro ponto importante desse evento foi o início dos primeiros diálogos que dariam origem à Organização das Nações Unidas (ONU). Esse primeiro intento acabou sendo consolidado com a Carta das Nações Unidas, assinada em junho de 1945, por mais de cinquenta países, na cidade estadunidense de São Francisco. Já nessa época, foram estipulados os cinco órgãos fundamentais que ainda hoje formam as bases da Organização das Nações Unidas.

Conferência de Potsdam

Contando com a presença de Josef Stalin (URSS), Clement Attlee (Inglaterra) e Harry Truman (EUA), a Conferência de Potsdam aconteceu em julho e agosto de 1945. Nessa reunião, a Alemanha teve o seu território dividido em quatro zonas a serem administradas por franceses, britânicos, norte-americanos e soviéticos. Além disso, esse mesmo encontro estipulou uma indenização de vinte bilhões de dólares a ser paga pelo governo alemão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Conferência de Potsdam
Selo celebra o acordo entre os Aliados, na Conferência de Potsdam, sobre a Alemanha no final da Segunda Guerra**

Uma das mais significativas ações tomadas na cidade alemã de Potsdam foi a organização de um tribunal internacional para o julgamento dos envolvidos com o nazismo. Trabalhando com o conceito jurídico inédito do “crime de guerra”, o chamado Tribunal de Nuremberg realizou a condenação de onze líderes nazistas à morte. Muitos dos que tiveram outras penas conseguiram fugir para países latino-americanos e preservaram-se impunes, vivendo secretamente até o fim de suas vidas.

Mapa Mental - Segunda Guerra Mundial

* Para baixar o mapa mental, clique aqui!

Do ponto de vista geral, os acordos relativos à Segunda Guerra Mundial tiveram enorme peso para que a ordem bipolar e a Guerra Fria se tornassem uma realidade. O Leste Europeu transformou-se na mais importante zona de influência do socialismo soviético. Em contrapartida, os Estados Unidos asseguraram toda a porção Ocidental do mundo europeu e impôs também sua influência ao Japão, freando assim uma possível hegemonia completa do socialismo pelo Oriente.

Leia também: Japão após a Segunda Guerra Mundial

*Créditos da imagem: Freephotographer e Shutterstock

**Créditos da imagem: Olga Popova / Shutterstock.com

* Mapa Mental por Daniel Neves

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Potsdam: uma das mais significativas reuniões para o delineamento do mundo após a Segunda Guerra
Potsdam: uma das mais significativas reuniões para o delineamento do mundo após a Segunda Guerra

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Segunda Guerra Mundial: Acordos de Paz"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/acordo-de-paz-segunda-guerra.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Durante os últimos anos da II Guerra Mundial, os líderes dos principais países aliados realizaram encontros em Teerã, Yalta e Potsdam para traçar os acordos de paz. Várias medidas de reorganização mundial foram definidas nesses encontros, indique qual das alternativas abaixo é incorreta no que se refere às medidas tomadas.

a)      Discussão da criação da Organização das Nações Unidas.

b)      Partilha da Alemanha em quatro áreas de influência.

c)      Criação do Tribunal de Nuremberg.

d)     Criação da Liga das Nações.

Questão 2

Os debates sobre a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorreram entre os líderes de Grã-Bretanha, EUA e URSS, com o objetivo de constituir um organismo internacional capaz de mediar os interesses conflituosos dos países-membros, e assim evitar novos conflitos bélicos, como a II Guerra Mundial. Qual das alternativas abaixo indica o encontro que decidiu pela criação da ONU:

a)      Conferência de Yalta, em 1945.

b)      Conferência de Teerã, em 1943.

c)      Conferência de Potsdam, em 1945.

d)     Conferência de Paris, em 1946.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola