Topo
pesquisar

Partícula apassivadora

Gramática

O pronome se, uma vez acompanhado do termo paciente, recebe uma classificação específica, denominada de partícula apassivadora.
PUBLICIDADE

Passemos adiante, cujo intuito é ampliar ainda mais nossos conhecimentos acerca dos fatos que norteiam a língua, mas não sem antes revisitarmos o texto “Vozes do verbo

Por meio das elucidações lá elencadas, constatamos aspectos “comportamentais”, ora adotados pelo sujeito da oração. Dessa forma, temos a voz ativa, na qual o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo; temos a voz passiva, em que o sujeito recebe, sofre a ação praticada pelo verbo, e, por último, a voz reflexiva, na qual o sujeito é agente e paciente de forma simultânea.

Aspectos esses relembrados, partamos para a análise dos enunciados subsequentes:

Os alunos leram o livro – voz ativa

O livro foi lido pelos alunos

Leram-se os livros

Atendo-nos ao primeiro deles, temos que o verbo ler, no que tange à predicação (relação estabelecida entre o complemento que o precede), classifica-se como transitivo direto. Simples, quem lê, lê algo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Analisando, portanto, os demais enunciados, constatamos que eles se encontram na voz passiva, sendo que o segundo é demarcado pela voz passiva analítica, e o terceiro pela voz passiva sintética, cujo principal requisito se revela pelo fato de o verbo aparecer acompanhado do pronome se.

Assim, “leram-se os livros”.

Deparamo-nos com a partícula apassivadora, a qual se define pelo nome que é conferido ao pronome “se”, uma vez acompanhando verbos transitivos diretos (leram) com termo paciente, o qual representa ninguém menos que o sujeito do verbo, pois:

Livros foram lidos.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

A partícula apassivadora se caracteriza pelo conceito dado ao pronome se acompanhado do termo paciente
A partícula apassivadora se caracteriza pelo conceito dado ao pronome se acompanhado do termo paciente

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Partícula apassivadora"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/particula-apassivadora.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Leia, analise e reflita alguns instantes acerca do enunciado linguístico que segue e responda às questões propostas abaixo:

Aluga-se quitinetes, todas situadas à beira-mar.

a)Tendo em vista que tal enunciado se encontra demarcado na voz passiva sintética, seria possível mudá-lo para a voz passiva analítica?  Se sim, opere essa transformação.

b) Ao realizar esse procedimento, o que você pôde perceber que mudou? 

c) Partindo desse pressuposto, como se dá a classificação do pronome “se”?

Questão 2

(Fuvest) Indique a alternativa correta:

a – (  ) Tratavam-se de questões fundamentais.
b – (  ) Comprou-se terrenos no subúrbio.
c – (   ) Precisam-se de datilógrafas.
d – (   ) Reformam-se ternos.
e – (    ) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola