PUBLICIDADE
Muitos falantes da Língua Portuguesa têm dúvidas a respeito do uso das expressões as vezes e às vezes. Elas geram dúvidas por serem idênticas foneticamente e muito semelhantes na escrita. A diferença gráfica dessas expressões ocorre com a colocação do acento grave em “às vezes”, e isso gera efeitos de sentido distintos entre ambas as expressões.
Para compreendermos quais são os efeitos de sentido gerados pelas duas expressões, é preciso compreendermos o significado do sinal gráfico que as diferencia. O acento grave da expressão às vezes é indicativo de crase. É importante lembrar que o acento grave não é acentuação de palavras, como o acento agudo. Também é importante observar outra regra da Gramática da Língua Portuguesa que não permite a acentuação de artigos definidos (a, as, o, os) e indefinidos (um, uns, uma, umas).
O acento grave indicativo de crase ocorre em virtude da junção da preposição “a” e do artigo definido “a”, formando “à”.
Veja os exemplos:
-
Vou à feira comer pastel.
-
À tarde vou estudar para a prova de geografia.
-
Não fui à aula ontem porque estava doente.
Veja que é necessário o acento grave para indicar a união da preposição 'a' com o artigo 'a', já que quem vai, vai a algum lugar: Vou (a + a = à) feira comer pastel.”
A crase também ocorre com a união do artigo definido “a” com alguns pronomes demonstrativos:
-
a + aquele = àquele: Vá àquele restaurante que lhe indiquei. (Quem vai, vai a algum lugar: Vá a + aquele restaurante que lhe indiquei.)
-
a + aquela = àquela: Peça àquela professora que lhe ensine essa matéria. (Quem pede, pede alguma coisa a alguém: Peça a + professora que lhe ensine essa matéria.)
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
a + aquilo = àquilo: Tenha atenção àquilo que diz o padre.
Observe agora as definições e os efeitos de sentido de cada uma das expressões:
Às vezes
Quando há crase, a expressão gera sentido de tempo. Isso porque há uma locução adverbial de tempo que é sinônima a “de vez em quando”.
Veja os exemplos:
-
Às vezes quero ficar sozinha. (de vez em quando)
-
Vou trabalhar de ônibus às vezes, mas, geralmente, vou de carona com meu vizinho. (de vez em quando)
-
Não me sinto feliz às vezes, mas isso é normal. (de vez em quando)
-
Meu primo é muito chato às vezes. (de vez em quando)
As vezes
Quando não há crase, a expressão resulta da união do artigo feminino no plural 'as' com o substantivo feminino no plural 'vezes'. Nesse caso, o sentido da expressão não é de tempo, mas, sim, sinônimo a “as ocasiões”, “os momentos”.
Veja os exemplos:
-
Todas as vezes que subo essa rua fico com medo. (as ocasiões)
-
Quais foram as vezes que lhe desrespeitei? (as ocasiões)
-
Foram importantes as vezes que me calei. (as ocasiões)
-
Todas as vezes que isso acontecer, você ficará de castigo. (as ocasiões)
Conforme pudemos observar, as duas expressões podem ser utilizadas dependendo da situação e do efeito de sentido pretendido pelo escritor. Uma é indicativa de tempo (às vezes) e a outra é indicativa de ocasião/momento (as vezes). Continue acompanhando nossas dicas de gramática e bons estudos!
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo