Topo
pesquisar

Apesar da ou de a?

Gramática

A distância entre a língua falada e a escrita é tão grande que as dúvidas linguísticas são muito comuns. A expressão “apesar da ou de a” está entre elas.
PUBLICIDADE

A linguagem, ao mesmo tempo em que permite a interação entre os interlocutores (parceiros na comunicação), causa dúvidas e até controvérsias, pois nem sempre os estudiosos entram em acordo quanto a algumas regras.

Você já teve dúvidas no momento de usar a locução prepositiva apesar da? Por exemplo, o correto é: Apesar da maioria ser contra ou apesar de a maioria ser contra?  Para respondermos a essa questão, é importante relembrar alguns conceitos:

  • O sujeito é um dos termos essenciais da oração, logo, ele não está subordinado a nenhum outro termo;
  • As classes gramaticais que gravitam (que acompanham) em torno do sujeito são: artigo, numeral, pronome adjetivo e adjetivo, portanto, a preposição não aparece;
  • A preposição é usada para relacionar palavras, indicando que entre elas há uma relação de subordinação, por exemplo: Casa de madeira.

A gramática normativa não aceita que haja contração entre a preposição e o artigo, se o termo posterior à preposição exercer a função de sujeito. Por isso, o correto é “Apesar de a maioria ser contra”, pois a maioria está representando o sujeito da oração, logo é um equívoco usar a contração (apesar da).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acompanhe alguns exemplos:

Apesar de a crise existir, o mundo crescerá nos próximos anos.

Apesar de a mudança estar marcada para amanhã, o expediente será normal.

Como dito anteriormente, muitas vezes, não há consenso entre os especialistas. O uso de contração, quando o próximo termo funciona como sujeito, é um exemplo disso. Para alguns especialistas, isso é um erro, mas Evanildo Bechara defende a ideia de que esse é um problema de eufonia (som harmonioso), por isso, usar a contração ou não deve ser uma escolha do falante. Entretanto, a gramática normativa defende que não se deve usar contração quando o próximo termo for sujeito.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

As dúvidas linguísticas são muitas e as dicas auxiliam na explicação de qual é a forma correta: apesar da ou de a
As dúvidas linguísticas são muitas e as dicas auxiliam na explicação de qual é a forma correta: apesar da ou de a

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PAVAN, Mayra Gabriella de Rezende. "Apesar da ou de a?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/apesar-ou-a.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola