PUBLICIDADE
Os tipos de mapas são diferentes formas de representação cartográfica da superfície terrestre em um plano reduzido. Classificamos os mapas, de acordo com as informações expressas e as técnicas de produção, em:
-
mapas topográficos;
-
mapas temáticos:
-
mapa físico;
-
mapa político;
-
mapa demográfico;
-
mapa econômico;
-
mapa histórico.
-
Os mapas, especialidade da ciência cartográfica, são muito importantes para o aprofundamento dos nossos conhecimentos acerca dos aspectos físicos da superfície terrestre e dos fenômenos sociais, econômicos, políticos, demográficos e culturais que nela se reproduzem.
Leia também: Mapa-múndi — a representação do globo terrestre em uma superfície plana
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os tipos de mapas
- 2 - Quais são os tipos de mapas?
- 3 - Elementos de um mapa
- 4 - O que é cartografia?
- 5 - Exercícios resolvidos sobre tipos de mapas
Resumo sobre os tipos de mapas
-
Os tipos de mapas são diferentes formas de representação cartográfica da superfície terrestre em um plano reduzido.
-
Eles são determinados de acordo com as informações expressas e com as técnicas utilizadas para a sua confecção.
-
Os mapas são classificados em topográficos e temáticos.
-
Os mapas topográficos apresentam as informações de altitude de uma área, indicando o relevo e os acidentes topográficos com base nas curvas de nível.
-
Os mapas temáticos representam um ou mais aspectos naturais e fenômenos políticos, socioeconômicos, demográficos ou culturais de determinada área. Por conta da variedade e complexidade de temas a serem abordados, dividem-se em:
-
Mapa físico: representa aspectos físicos e naturais da superfície.
-
Mapa político: representa a divisão territorial e as fronteiras políticas.
-
Mapa demográfico: representa a distribuição populacional e fenômenos demográficos.
-
Mapa econômico: representa a distribuição das atividades econômicas e indicadores econômicos dos territórios.
-
Mapa histórico: pode representar aspectos físicos, socioeconômicos e políticos do território em um momento do passado histórico.
-
-
Todos os mapas apresentam elementos em comum, as informações básicas para sua leitura e compreensão. São eles: título, legenda, escala, projeção e orientação.
Quais são os tipos de mapas?
Os mapas são representações gráficas de recortes espaciais em uma superfície plana reduzida. Eles podem ser classificados em dois tipos: topográficos ou temáticos. A segunda classe de mapas, os mapas temáticos, apresenta um amplo conjunto de subtipos, que veremos a seguir.
→ Mapa topográfico

Mapa topográfico são mapas que têm como finalidade representar o relevo e os acidentes topográficos de uma área selecionada. Os mapas topográficos são construídos com base nas curvas de nível (ou isolinhas), linhas que interligam pontos localizados em uma mesma cota altimétrica (altitude).
Por meio de um mapa topográfico, é possível ter uma visualização tridimensional do perfil de uma área, motivo pelo qual esse tipo de mapa assume o caráter técnico. Aliás, um mesmo produto pode ser utilizado por um longo período, já que as feições nele apresentadas não se alteram rapidamente.
→ Mapa temático
Os mapas temáticos são os mapas que representam um ou mais aspectos físicos ou fenômenos socioeconômicos, populacionais, políticos, históricos e culturais que são passíveis de serem espacializados. Trata-se do tipo de mapa que apresenta a maior variedade, e que pode abordar um vasto conjunto de características do território, da população e das dinâmicas que se produzem e reproduzem no espaço.
Pelo fato de representar, em muitas das vezes, fenômenos mutáveis no tempo e no espaço, existem determinados mapas temáticos que são produzidos sob demanda para um propósito bastante específico, a depender da necessidade de informações espaciais atualizadas.
Os mapas temáticos servem a diversos propósitos: pesquisas acadêmicas, inclusão em livros didáticos, análise territorial para a gestão, planejamento urbano, geolocalização, análise do terreno, projetos em áreas diversas e até mesmo decoração.
Devido à ampla variedade de mapas temáticos, eles são subcategorizados em diferentes tipos, os quais abordaremos a seguir.
-
Mapa físico
Mapa físico é o mapa que apresenta as características físicas de determinado território, isto é, expressa os elementos naturais que ali são encontrados e passíveis de serem mapeados. Podem trazer informações como: a distribuição de climas, o tipo de relevo, a estrutura geológica, a vegetação, a hidrografia, os biomas e os solos. Veja, a seguir, um exemplo de mapa físico do Brasil:

-
Mapa político
Mapa político é o mapa que delimita um território e as suas fronteiras internas e externas (no caso de mapas de países), evidenciando a divisão administrativa interna, o nome de cada uma delas e as capitais de nada nível territorial expresso, como país ou estado. As informações nele contidas são fundamentais para a gestão estratégica e para a defesa de um território. Veja, a seguir, o mapa político do Brasil desenvolvido pelo IBGE:

-
Mapa demográfico
Mapas demográficos são mapas que apresentam a distribuição espacial da população em determinada localidade levando em consideração não somente a quantidade como também aspectos que evidenciam o perfil daquele grupo social, como faixas etárias, gênero, raça, pertencimento a comunidades tradicionais, espaço que habitam (zona rural ou urbana) e outros. Esse tipo de representação cartográfica pode trazer, ainda, informações sobre a evolução dos indicadores demográficos e de fenômenos populacionais do território.
Como exemplo temos o mapa abaixo, que traz um indicador demográfico que está diretamente associado com o componente espacial:

-
Mapa econômico
Mapa econômica é o mapa que mostra a maneira como as atividades econômicas se realizam em determinado recorte espacial, assim como apresenta informações importantes a respeito da economia territorial, como a renda nacional, o Produto Interno Bruto (PIB), a População Economicamente Ativa (PEA), dados de emprego e desemprego, a distribuição do uso do solo e outros dados de caráter econômico-espacial. O mapa a seguir, por exemplo, aponta a localização das indústrias no país:

-
Mapa histórico
Mapa histórico é o mapa que pode reproduzir todos os fenômenos e aspectos do território que listamos anteriormente. Entretanto, ele é produzido com base nas informações que dizem respeito a algum período ou momento do passado histórico da área retratada. Um exemplo disso é o mapa das capitanias hereditárias brasileiras, que retrata a divisão territorial do país no século XVI:

-
Mapa estilizado
Mapa estilizado é o mapa desenvolvido com uma técnica específica chamada anamorfose. Com ela, acontece a distorção da forma e do tamanho dos territórios representados de acordo com os dados expressos no mapa. O grau de distorção observado é equivalente à grandeza da informação.
Temos como exemplo o mapa a seguir, que indica o número de refugiados por país de origem. Note que, como a quantidade de pessoas nessa condição é maior em certos países do Oriente Médio e da África, a forma dos territórios aparece exagerada quando comparada aos demais.

Para saber mais sobre os mapas temáticos, clique aqui.
Elementos de um mapa
Os elementos do mapa são as informações indispensáveis que devem ser acrescentadas em qualquer tipo de mapa (topográfico ou temático), ao final da sua produção, a fim de permitir a sua leitura e interpretação precisa. São cinco os elementos de um mapa:
-
Título: indica qual é o tema do mapa em questão.
-
Legenda: traz o significado dos símbolos utilizados na composição do mapa.
-
Escala cartográfica: indica quantas vezes a superfície real foi reduzida para “caber” no espaço limitado e plano de um mapa.
-
Projeção cartográfica: indica qual tipo de superfície e de técnica cartográfica foram utilizadas para transpor os elementos do terreno no mapa.
-
Orientação: indica a posição do norte geográfico. Por conseguinte, é possível identificar a posição dos demais pontos cardeais.
Para saber mais sobre os elementos de um mapa, clique aqui.
O que é cartografia?
Cartografia é a área do conhecimento dedicada à confecção, ao estudo e à análise de diferentes formas de reprodução da superfície terrestre, ou de recortes dela, em escala reduzida. Os principais produtos cartográficos são os mapas, as cartas e os globos terrestres. Praticada desde a Antiguidade, a cartografia sempre foi importante para a sociedade devido ao seu papel para a orientação sobre o espaço e para os deslocamentos de um ponto a outro, ampliando, ainda, o conhecimento sobre a área que habitamos e proporcionando a melhor gestão dos territórios, populações e recursos naturais. Para saber mais sobre a cartografia, clique aqui.
Exercícios resolvidos sobre tipos de mapas
Questão 1
(Cederj) Observe a figura sobre os casos de notificação de Covid-19 por estados no Brasil:
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_COVID-19_no_Brasil. Acesso em: 31 out. 2021.
As unidades da federação que registram os dois maiores números de casos de notificação pertencem à seguinte região:
A) Sul
B) Sudeste
C) Nordeste
D) Centro-Oeste
Resolução:
Alternativa B.
A legenda do mapa temático nos mostra que, quanto mais intenso o tom de vermelho, maior o número de casos da doença. Os estados de São Paulo e de Minas Gerais são os que aparecem em tons de vermelho-escuro, sendo eles pertencentes à região Sudeste.
Questão 2
(Unisc) O mapa topográfico, de um cenário hipotético, da figura abaixo, apresenta um componente vertical para mostrar a topografia, incluindo declividade e altitude. Estes detalhes são mostrados com a utilização das curvas de nível que ligam todos os pontos da mesma altitude. As elevações são mostradas acima e abaixo de um datum vertical ou de um nível de referência que é geralmente o nível do mar.
Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
A) O padrão das curvas de nível e o espaçamento entre elas indicam o declive.
B) A representação das curvas de nível guarda equidistância em relação à dimensão vertical, ou seja, representam intervalos iguais de altitude.
C) Quanto maior a declividade, mais separadas as curvas de nível aparecem no mapa.
D) As curvas de nível existentes em uma carta topográfica permitem a confecção de mapas de declividades.
E) Nos terrenos planos ou pouco acidentados, as curvas de nível são poucas e aparecem muito espaçadas.
Resolução:
Alternativa C.
Em um mapa topográfico, a maior distância entre as curvas de nível indica menor declividade do terreno. Ao contrário, terrenos com alto declive são indicados com curvas de nível muito próximas umas das outras.
Crédito de imagem
[1] Félix Mathieu-Bégin / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: EDUSC, 2006.
FITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 143p.
IBGE. Atlas Geográfico Escolar. IBGE, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/atlas.html.
IBGE. Você sabe o que é anamorfose? IBGE Educa – Professores, [s.d.]. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20815-anamorfose.html.