Topo
pesquisar

Ibope - Instituto Brasileiros de Opinião e Estatística

Geografia

O Ibope presta serviços referentes a pesquisas de aceitação do público e verifica índices de audiência de programas televisivos.
PUBLICIDADE

IBOPE é a sigla do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, que tem seu trabalho destinado à pesquisa de níveis de aceitação do público em relação a diversos seguimentos, especialmente em campanhas políticas e verificação de índices de audiência de programas televisivos.

Esse instituto realiza pesquisas no Brasil e em mais onze países da América Latina. Nesse tipo de prestação de serviços, o IBOPE é um dos principais, sendo requisitado por empresas de televisão, incluindo revistas, rádio, jornais, partidos políticos, além de pesquisas demográficas, entre outras.

O principal idealizador do instituto no Brasil foi o radialista Auricélio Penteado, dono da rádio Kosmos (São Paulo). Nos Estados Unidos, o radialista, teve a oportunidade de aprender técnicas de pesquisas voltadas para medição de audiência, isso com o propósito de averiguar como era a aceitação do público em relação à sua rádio. Ao realizar a pesquisa, constatou que sua rádio não tinha uma boa aceitação, mas estando entre as mais ouvidas, passou a realizar, exclusivamente, esse tipo de trabalho.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O IBOPE realiza pesquisa de opinião, especialmente para medir a audiência dos programas de TV
O IBOPE realiza pesquisa de opinião, especialmente para medir a audiência dos programas de TV

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Ibope - Instituto Brasileiros de Opinião e Estatística"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ibope.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola