Quanto custa para recarregar a bateria do seu celular?

Física

Já parou para pensar qual é a quantidade de energia elétrica consumida durante um ano para recarregar a bateria do seu celular? Fizemos os cálculos para você.
PUBLICIDADE

Você já parou para pensar quanta energia é gasta para recarregar a bateria do seu celular a cada ano? De que forma uma recarga completa afeta o seu consumo mensal de energia? Neste artigo, faremos alguns cálculos para estimar esse número.

Primeiramente, vamos assumir que a bateria do seu celular, de íons de lítio, tenha uma capacidade de carga de 3000 mAh, um valor alto até mesmo para os padrões atuais. A unidade mAh (miliamperes-hora) deve ser primeiramente convertida para amperes vezes segundo, ou Coulomb, por meio de um cálculo relativamente simples: devemos lembrar que o prefixo mili vale 10-3 e que uma hora possui 3600 segundos (3,6.103), já que 1 hora possui 60 minutos, e cada minuto, 60 segundos. Logo, temos que:

Podemos aproximar, portanto, a quantidade de carga elétrica dentro da bateria do celular para 11.103 A.s, ou seja, 11.000 C.

O carregador dos aparelhos mais modernos é mais eficiente que os carregadores antigos, aquece menos e consegue usar correntes elétricas de até 2,0 A. Logo, podemos fazer uma estimativa do tempo médio de carga:

Como a quantidade de carga (ΔQ) é 11.000 C, e a corrente elétrica é de 2A, o tempo médio de uma recarga é de aproximadamente:

OBS.: O tempo de recarga pode ser afetado por outros fatores diversos, tais como temperatura e a potência do carregador.

Dessa forma, temos que uma recarga média, nas condições estabelecidas, deve levar em média 1,5 h, já que cada hora tem 3600 segundos.

Agora é necessário lembrar a definição de potência, que é a razão entre a quantidade de energia transferida, ou consumida, e o intervalo de tempo. Sua unidade é o Watt, que equivale a Joules por segundo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse caso, P é a potência elétrica do carregador, que é definida pelo produto do potencial elétrico (U), em Volts (V), pela corrente elétrica (i), em Amperes (A). Dessa forma, temos que:

Assumindo a tensão elétrica (U) utilizada pelo carregador do celular como 5 V e a corrente elétrica como 2 A, temos que:

Quantos gastamos por ano com a recarga do celular?

Multiplicando os termos da equação acima, temos que a energia consumida na recarga completa é 15 Wh ou 0,015 kWh (dividimos por um fator mil para usar o prefixo k). Dessa forma, anualmente, consumimos, em média, 365 vezes esse valor, resultando em 5,457 kWh anuais. Estimando o preço do kWh como R$ 0,50, o consumo é de aproximadamente R$ 2,75.

Fatores que devem ser considerados na análise

Outros fatores devem ser considerados, obviamente, e o mais importante deles é a eficiência do carregador de celular, que nunca será de 100%. Além disso, com o passar do tempo, após sucessivas recargas, a bateria do celular perde um pouco de sua capacidade de armazenamento, portanto, esse valor pode apresentar variações.

Conclusão

A energia consumida para recarregar um único aparelho celular durante um ano aumenta de forma insignificante o consumo de energia elétrica residencial. No âmbito nacional, com uma média de 1 celular por habitante, esse consumo ultrapassa a faixa de 1 bilhão de kWh, valor pequeno se comparado à maior parcela do consumo total (residencial, comercial e industrial), que é de cerca de 380 bilhões de kWh.¹

Além disso, existem outras maneiras de se fazer esse mesmo cálculo, utilizando, por exemplo, a energia potencial elétrica armazenada nas baterias, o que resulta em cálculos ainda mais simples.

¹Para acessar os dados, clique aqui.

Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Qual é o impacto da recarga dos celulares sobre o consumo de energia elétrica?
Qual é o impacto da recarga dos celulares sobre o consumo de energia elétrica?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Quanto custa para recarregar a bateria do seu celular?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/quanto-custa-para-recarregar-bateria-seu-celular.htm. Acesso em 24 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Você já ouviu falar do projeto Sirius? Sirius será uma fonte de 4ª geração capaz de produzir radiação eletromagnética de amplo espectro e de grande utilidade para a pesquisa científica nas mais diversas áreas do conhecimento. Clique para saber mais sobre o projeto!
Você sabe de que forma a radiação emitida pelos aparelhos celulares é capaz de afetar a sua saúde? As ondas de rádio emitidas pelos celulares aquecem o corpo humano por meio de um processo chamado de aquecimento dielétrico. Será que elas podem ser nocivas à saúde? Clique para descobrir!
Você sabe o que é carga elétrica, a sua unidade de medida e os tipos de cargas? Aprenda sobre a quantização de carga e confira exemplos de exercícios resolvidos.
Clique e conheça um pouco da vida de um dos mais importantes cientistas da história, André-Marie Ampère.
Clique aqui e conheça os prefixos multiplicativos adotados pelo Sistema Internacional de Unidades, que facilitam a escrita das unidades de medida.
Descubra como a energia potencial elétrica é obtida.
Você sabe o que é corrente elétrica? Confira as fórmulas e os tipos de corrente elétrica e entenda a diferença entre corrente direta e alternada.
Acesse o texto e saiba as propriedades do potencial elétrico. Confira as principais fórmulas do potencial elétrico e aprenda com exercícios resolvidos sobre o assunto.
Conheça o funcionamento das pilhas e baterias de lítio e de íon lítio usadas em marca-passos, telefones celulares e computadores portáteis.