Prefixos do Sistema Internacional de Unidades

Os prefixos multiplicativos adotados pelo Sistema Internacional de Unidades facilitam a leitura de números que estão presentes em nosso cotidiano.

Por meio de um padrão, define-se uma grandeza atribuindo-lhe unidades. Essas unidades podem ser escritas em função de alguns prefixos que facilitam a vida de algumas pessoas, dependendo das faixas de valores com que elas trabalham.

O comprimento pode ser utilizado como exemplo, No Sistema Internacional de Unidades, ele é medido em metros (m), mas, no dia a dia, encontramos diversas medidas dessa grandeza em quilômetros (km), centímetros (cm), milímetros (mm) e mais algumas outras.

Na tabela a seguir, veremos todos os prefixos reconhecidos pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) associados ao símbolo, ao equivalente decimal e à respectiva potência de base dez.


Instrumentos utilizados em medições

Conhecendo esses prefixos seguidos de sua unidade, podemos resolver confusões do tipo: 2000 g de carne possuem maior quantidade de massa do que 2 kg?

2kg = 2000g

2.103g = 2000g

2000g = 2000g

Quando existe equivalência entres as medidas, a troca do prefixo pela potência de base 10 faz com que os valores igualem-se, desde que você esteja em busca de colocá-los com as mesmas unidades.


Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/prefixos-sistema-internacional-unidades.htm