Los meses del año

Espanhol

PUBLICIDADE

Os nomes dos meses del año, os meses do ano em espanhol, refletem um conjunto de influências históricas a que estiveram submetidas as civilizações formadoras da língua e da cultura espanholas. Começando pela mitologia grega, que, posteriormente, foi adotada e adaptada pela cultura romana, nas quais vários meses do ano foram dedicados a deuses e deusas, passando pela simples ordenação numérica dos meses e chegando até a homenagens a figuras eminentes do Império Romano.

Leia também: ¿Qué Hora es?

Quais são los meses del año?

Com todas as influências históricas mencionadas anteriormente e considerando também a evolução própria do espanhol em comparação às outras línguas latinas, os meses do ano ficaram definidos e desta forma se usam até hoje:

Espanhol

Português

enero

janeiro

febrero

fevereiro

marzo

março

abril

abril

mayo

maio

junio

junho

julio

julho

agosto

agosto

septiembre

setembro

octubre

outubro

noviembre

novembro

diciembre

dezembro

A história dos nomes dos meses del año

Para gerações modernas, é natural e inquestionável o fato de que a fração de tempo a que chamamos “ano” divide-se em doze meses de 28 a 31 dias. Porém, não foi sempre assim. Civilizações do passado dividiam seu tempo baseadas na observação ora da Lua, ora do Sol, ora das estações e isso se refletia no estabelecimento de seus calendários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A língua espanhola, como a portuguesa, tem suas origens no latim, língua oficial do Império Romano. A organização do tempo em Roma recebeu a influência de várias culturas ao longo do tempo, de modo que, primeiramente, o ano era dividido em 10 meses, baseado no calendário lunar. Esse ficou conhecido como “calendário romano”.

Numa Pompílio, o segundo rei de Roma (716 a.C. a 674 a.C), promoveu reformas no calendário, adicionando dois meses depois do décimo mês. Assim, o calendário passou a ter 12 meses, divididos entre 355 dias. Em 46 a.C., sob ordem do imperador Júlio César, o calendário passou por nova reforma, a qual estabeleceu meses de 29 ou 31 dias e definiu o ano de 365 dias. O calendário de Júlio César foi denominado “calendário juliano”.

No entanto, essa divisão ainda era imprecisa, pois, a cada período de tempo, era necessário acrescentar dias ao ano para ajustá-lo ao calendário astronômico. O estabelecimento definitivo do calendário como o conhecemos ocorreu em 1582, por ordem do Papa Gregório XIII, razão pela qual o calendário moderno é chamado de gregoriano.

Leia também: Los días de la semana os nomes dos dias da semana em espanhol

Origem dos nomes de los meses del año

enero: dedicado a Ianus (Janus), deus das portas, dos começos, dos finais e das transições. Ianus era representado como uma cabeça com dois rostos de perfil, os quais representavam o passado e o futuro.

febrero: dedicado a Februus, deus da purificação, a quem se realizavam rituais durante esse mês em Roma.

marzo: dedicado ao deus Marte, deus da guerra. Nesse mês iniciavam-se as campanhas bélicas romanas.

abril: é incerta a origem do nome do mês de abril. Uma das hipóteses é que faça referência à abertura das flores e início da primavera; a outra é que seja dedicado à deusa Afrodite, que, segundo a mitologia, nasceu da espuma (aphrós, em grego).

mayo: dedicado à deusa romana Maia.

junio: dedicado à deusa romana Juno.

julio: inicialmente, chamava-se Quintilis, pois era o quinto mês do ano (recorde-se de que, durante a vigência do calendário romano, o ano iniciava-se em março). Após o assassinato do imperador Júlio César, esse mês passou a ser chamado Iulius, em sua homenagem.

agosto: anteriormente chamado Sextilis, pois era o sexto mês, passou a ser chamado Augustus em homenagem a outro imperador, Augusto.

septiembre: vem de Septembris, que significava “sétimo mês”.

octubre: vem de Octobris, “oitavo mês”.

noviembre: “nono mês”, ou Novembris.

diciembre: era o décimo mês, Decembris.

Os nomes dos meses del año são influência da mitologia romana.
Os nomes dos meses del año são influência da mitologia romana.

Datas importantes do mundo hispano

Cada país de língua espanhola tem suas festas e celebrações importantes durante o ano, mas algumas delas são celebradas comumente entre eles.

Reyes Magos (6 de enero): celebração aos reis que, segundo a Bíblia, foram saudar a Jesus recém-nascido. Nos países de língua espanhola, os Reis Magos são as figuras que presenteiam as crianças, em vez do Papai Noel. Realizam-se desfiles e cavalgadas com pessoas em trajes de reis. Também é o dia em que se desmonta o Nacimiento, ou seja, o presépio, indicando o fim das festividades de fim de ano.

Los Reyes Magos.[1]
Los Reyes Magos.[1]

San Valentín (14 de febrero): celebrado em muitos países hispanos como o Día de los enamorados ou Día del amor y de la amistad. Faz referência a São Valentim, bispo romano martirizado em 14 de fevereiro por promover casamentos de soldados, prática que o imperador Cláudio II havia proibido. Em vários países hispanos, nessa data há o costume de enviar flores, chocolate e presentes a pessoas queridas.

Día de la Hispanidad/Día de la Raza (12 de octubre): no dia 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo chegava à América pela primeira vez. Na Espanha, essa data celebra a conquista dos colonizadores espanhóis sobre um novo mundo. Já nos países latino-americanos, essa data reflete o início da colonização europeia sobre os povos indígenas. Essa distinção na interpretação do dia histórico gera diferentes celebrações dependendo dos países. Em outros, ainda, o dia 12 de outubro é chamado Día de la Resistencia Indígena, Día del Respeto a la Diversidad Cultural, Día de la Descolonización etc.

Selo usado em Cuba, no ano de 1992, comemorativo aos 400 anos da chegada de Colombo à América. [2]
Selo usado em Cuba, no ano de 1992, comemorativo aos 400 anos da chegada de Colombo à América. [2]

Noche Buena (24 de diciembre): em todos os países de língua espanhola, comemora-se a véspera do Natal (Navidad em espanhol), a Noche Buena. Família e amigos costumam reunir-se para compartilhar o jantar, composto por artigos da culinária local.

Veja também: Los numerales – os números em espanhol

Exercício resolvido

1) Em qual mês iniciam-se, no hemisfério sul, as estações abaixo? Escolha a opção correta:

Las estaciones del año.
Las estaciones del año.

Primavera (primavera)

a) febrero

b) abril

c) septiembre

d) marzo

Verano (verão)

a) octubre

b) diciembre

c) julio

d) mayo

Otoño (outono)

a) enero

b) agosto

c) marzo

d) noviembre

Invierno (inverno)

a) junio

b) octubre

c) mayo

d) abril

Resolução

c) septiembre

→ b) diciembre

→ c) marzo

→ a) junio

Créditos das imagens

[1] Iakov Filimonov / Shutterstock

[2] neftali / Shutterstock

 

Por Diego Guimaraes Gontijo
Professor de Espanhol 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GONTIJO, Diego Guimarães. "Los meses del año"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/espanhol/meses-del-ano.htm. Acesso em 15 de julho de 2020.

Assista às nossas videoaulas