Whatsapp

03 de Dezembro — Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Datas Comemorativas

PUBLICIDADE

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 03 de dezembro. Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.

Leia também: O que são os Direitos Humanos?

O que é deficiência?

De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência.

Segundo o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como:

“toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Tipos de deficiências

A deficiência pode ser classificada em:

  • física,
  • auditiva,
  • visual,
  • mental,
  • múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma pessoa com deficiência física é aquela que possui alterações que comprometem a realização de determinada atividade física. Essas alterações podem existir desde o nascimento ou serem adquiridas durante a vida. Nesse último caso, a violência e acidentes são fatores bastante relacionados com o aumento do número de deficientes físicos a cada ano.

A deficiência auditiva é aquela que se caracteriza pela perda bilateral, parcial ou total da audição. Ela pode ser ocasionada por má-formação ou lesões nas estruturas que fazem parte da composição do aparelho auditivo.

Uma pessoa com deficiência visual, por sua vez, é aquela que apresenta cegueira ou baixa visão. No primeiro caso, o portador não consegue perceber imagens e nem mesmo a luz. O paciente com baixa visão, entretanto, consegue perceber algumas imagens, porém, necessita da ajuda de alguns instrumentos, como lupas ou então a ampliação de materiais. Pessoas que apresentam problemas como miopia, astigmatismo ou hipermetropia não podem ser consideradas deficientes visuais.

Por fim, temos a deficiência mental. Ela afeta o funcionamento intelectual do paciente, que é relativamente menor que o da média dos outros indivíduos. Nesse caso, o problema aparece antes dos 18 anos de idade.

Veja também: Poliomielite – doença viral que pode causar paralisia

Importância da inclusão e da acessibilidade

De uma maneira geral, pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte dos governantes, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e inclusão na sociedade. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola.

Também é importante destacar que a maioria dos deficientes não consegue entrar no mercado de trabalho principalmente porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas não são capazes de realizar o trabalho com eficiência, além de acharem que a construção de um ambiente acessível é bastante cara. Sendo assim, está claro que é fundamental que se criem políticas que acolham melhor essa parcela da população.

Leia também o texto sobre os Jogos Paraolímpicos e veja que deficiência não é empecilho para a realização de feitos impressionantes!


Por Vanessa dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "03 de Dezembro — Dia Internacional das Pessoas com Deficiência"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-internacional-do-deficiente-fisico.htm. Acesso em 20 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o Dia do Cego, data que é comemorada no dia 13 de dezembro, conheça qual é o seu objetivo e como podemos ajudar os deficientes visuais.
Deficiência Mental não é apenas um sinônimo de QI baixo, é um conceito com transformações ao longo da história, que vai além das definições puramente médicas.
Regras e como é praticado o futebol de cinco.
Igualdade de ensino na escola regular para alunos surdos e ouvintes.
O que são os Jogos Paraolímpicos e quais as modalidades disputadas.
Perda auditiva, Prevenção auditiva, Cuidados na gestação, Cuidados com o bebê, Amamentação, Cuidados com a audição, Deficiência auditiva, Saúde auditiva, Doenças que provocam perda auditiva.