Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é uma iniciativa global que procura trazer incentivo e informações sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento infantil.

Ilustração com símbolo do Agosto Dourado e com escrito “agosto dourado, mês do aleitamento materno”.
Agosto Dourado é o mês de incentivo à amamentação.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Agosto Dourado é uma iniciativa global que estabelece agosto como o mês para reforçar a importância da amamentação. Por meio dessa campanha, são formuladas iniciativas para conscientizar a sociedade acerca da importância da amamentação no desenvolvimento infantil, trazendo informações de grande relevância.

O Agosto Dourado foi resultado de iniciativas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabeleceu esse mês como de incentivo à amamentação. Essas iniciativas ganharam força a partir da década de 1990 em todo o planeta. No Brasil, o Agosto Dourado foi estabelecido por meio da lei 13.435/2017.

Leia mais: Por que a amamentação é tão importante?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Agosto Dourado

  • O Agosto Dourado é uma iniciativa de incentivo à amamentação.

  • Por meio dessa iniciativa, são criadas campanhas de conscientização sobre a importância da amamentação.

  • O objetivo é garantir que recém-nascidos sejam alimentados unicamente pelo leite materno até os seis meses e continuem com a amamentação complementando sua alimentação até os dois anos de idade.

  • O Agosto Dourado se estabeleceu por iniciativa da Organização Mundial da Saúde.

  • No Brasil, foi consolidado por meio da lei 13.435/2017.

O que é Agosto Dourado?

O Agosto Dourado é uma iniciativa simbólica que foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pelo governo brasileiro. É considerado como o mês de incentivo à amamentação, buscando uma conscientização coletiva acerca dos benefícios da amamentação materna.

Por conta dessa iniciativa, o mês de agosto fica reservado para que uma série de iniciativas, como palestras, propagandas nos meios de comunicação, eventos com a comunidade, entre outras, são realizadas com o intuito de incentivar as mães a amamentarem os seus filhos com leite materno e estenderem essa prática até os dois anos de idade da criança.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Criação do Agosto Dourado

O Agosto Dourado é uma campanha global desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde e que faz parte da Agenda 2030, uma série de metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer do mundo um lugar mais sustentável. A preocupação internacional com a amamentação ganhou força na década de 1990.

A OMS, juntamente da Unicef, passou a se preocupar fortemente com a questão da amamentação nessa década, e, no ano de 1992, foi criada a Semana Mundial da Amamentação, a ser celebrada no mês de agosto. Esse mês, portanto, tornou-se referência no incentivo à amamentação, sendo transformado no Agosto Dourado.

A referência do Agosto Dourado se dá pela OMS considerar o leite materno como o alimento dourado para o desenvolvimento de uma criança recém-nascida. Essa iniciativa da organização repercutiu no Brasil, e o mês de agosto foi oficializado aqui como o Mês do Aleitamento Materno, sendo decretada a lei nº 13.435, em 12 de abril de 2017.

Essa lei também determina que campanhas para conscientização sobre a importância do aleitamento devem ser realizadas. As ações recomendadas pela lei são as seguintes:

  • realização de palestras e eventos;

  • divulgação nas diversas mídias;

  • reuniões com a comunidade;

  • ações de divulgação em espaços públicos;

  • iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Significado do Agosto Dourado

Como pontuado, o Agosto Dourado é uma iniciativa que busca incentivar o aleitamento materno, reforçando que recém-nascidos devem ser alimentados somente com leite materno até os seis meses de idade e que o aleitamento deve ser mantido como costume até os dois anos de idade de uma criança.

Essa iniciativa procura promover a conscientização das pessoas acerca dos benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança e para a sua nutrição. O Agosto Dourado busca reforçar que o aleitamento materno é fundamental para proteger a criança de uma série de enfermidades, uma vez que reforça o seu sistema imunológico.

A importância da amamentação torna necessária a realização de iniciativas como o Agosto Dourado. Por fim, cabe mencionar que o dourado tem relação com o leite materno ser considerado o alimento padrão ouro para recém-nascidos.

Leia mais: Quais as vantagens do aleitamento exclusivo?

Objetivos do Agosto Dourado

O Agosto Dourado é uma iniciativa global que procura reforçar a importância do aleitamento materno, garantindo um desenvolvimento mais saudável às crianças para que elas não sofram de uma série de doenças. Além disso, o Agosto Dourado estabelece iniciativas que envolvam a comunidade acerca da importância da amamentação, além de ser um momento para orientar as pessoas sobre outras questões desse tema.

Anualmente, a Aliança Mundial Pró-Aleitamento Materno promove uma Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), quando são debatidas questões importantes que podem ser levadas como objetivos para o Agosto Dourado. No ano de 2024, alguns dos objetivos estabelecidos foram:

  • Informar as pessoas sobre as desigualdades que existem no apoio e prevalência da amamentação.

  • Difundir a amamentação como um equalizador para preencher as lacunas na sociedade.

  • Envolver-se com indivíduos e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação.

  • Mobilizar ações para reduzir as desigualdades no apoio à amamentação, concentrando-se nos grupos vulneráveis.

Frases sobre o Agosto Dourado

  • “Amamentação é quando o amor transborda em forma de alimento.”

  • “Amentar vai muito além de nutrir, é um ato de amor, carinho e profunda conexão com o bebê.”

  • “Amamentar é um privilégio, já que é um momento único entre mãe e filho.” (Luiz Renato Valério)

Fontes

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13435.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2013.435%2C%20DE%2012%20DE%20ABRIL%20DE%202017.&text=Institui%20o%20m%C3%AAs%20de%20agosto,o%20M%C3%AAs%20do%20Aleitamento%20Materno

REDAÇÃO. Agosto Dourado: campanha incentiva o aleitamento materno. Disponível em: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/agosto-dourado-campanha-incentiva-o-aleitamento-materno#:~:text=Em%20celebra%C3%A7%C3%A3o%20ao%20Agosto%20Dourado,das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas%20(ONU)

REDAÇÃO. Mês do Aleitamento Materno no Brasil e Semana Mundial da Amamentação. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/mes-do-aleitamento-materno-no-brasil-e-semana-mundial-da-amamentacao/

REDAÇÃO. Dia Mundial da Amamentação é celebrado nesta segunda-feira. Disponível em: https://pequenoprincipe.org.br/noticia/dia-mundial-da-amamentacao-e-celebrado-nesta-segunda-feira/#:~:text=%E2%80%9CAmamentar%20%C3%A9%20um%20privil%C3%A9gio%2C%20j%C3%A1,segura%20e%20acolhida%E2%80%9D%2C%20pontua

REDAÇÃO. A campanha "Agosto Dourado" conscientiza sobre a importância do aleitamento materno. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hujb-ufcg/comunicacao/noticias/a-campanha-agosto-dourado-conscientiza-a-importancia-do-aleitamento-materno

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Agosto Dourado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/agosto-dourado.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante