PUBLICIDADE
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro em vários países do mundo. Essa data é um importante momento para avaliarmos questões relevantes a respeito da alimentação, tais como a fome, a segurança alimentar e nutricional, e a necessidade da alimentação saudável. A seguir conheceremos um pouco mais sobre o Dia Mundial da Alimentação e sua importância.
Leia também: Falta de água e segurança alimentar
Tópicos deste artigo
- 1 - Quando o Dia Mundial da Alimentação foi criado?
- 2 - Temas do Dia Mundial da Alimentação
- 3 - Dados sobre a alimentação no planeta
Quando o Dia Mundial da Alimentação foi criado?
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado todos os anos no 16 de outubro, data que, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A primeira vez que a data foi celebrada foi no ano de 1981, e, desse ano em diante, diversos temas importantes já foram debatidos nela.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, essa data é importante, pois “nos faz refletir sobre a complexidade do ato de se alimentar e a complexa cadeia de produção de alimentos que nos fornece diariamente produtos que compõem a nossa alimentação”.
Assim sendo, o Dia Mundial da Alimentação é um dia de reflexão a respeito de temas relacionados ao comer, tais como a fome, o acesso ao alimento de qualidade e em quantidade suficiente pelas pessoas de todo mundo, e a necessidade de uma alimentação saudável para a vida de cada indivíduo.
Saiba mais: Desnutrição: sintomas, sinais e o perigo da desnutrição
Temas do Dia Mundial da Alimentação
Todos os anos, diferentes temas relacionados à alimentação são escolhidos para serem abordados no Dia Mundial da Alimentação. Todos os temas selecionados levam-nos a uma reflexão a respeito da situação global do alimento, indo desde a sua produção até o acesso desse alimento pela população e como os indivíduos alimentam-se. A seguir selecionamos alguns dos temas já abordados:
Temas do Dia Mundial da Alimentação |
|
Dados sobre a alimentação no planeta
Infelizmente, em várias partes do mundo, uma grande quantidade de pessoas sofre devido a problemas relacionados com a alimentação. Enquanto em alguns locais vários indivíduos morrem em decorrência da falta de alimento, outros sofrem as consequências de uma alimentação inadequada.
Confira alguns dados a respeito da alimentação no planeta, de acordo com o relatório “O estado da segurança alimentar e da nutrição no mundo” da Organização das Nações Unidas (ONU):
-
Em 2018, cerca de 821,6 milhões de pessoas passaram fome no mundo.
-
Nos últimos anos, tem-se observado um aumento no número de pessoas que passam fome.
-
Cerca de 2 bilhões de pessoas não têm acesso regular a alimentos nutritivos, suficientes e que não causam danos.
-
148,9 milhões de crianças menores de cinco anos estão afetadas por atraso no desenvolvimento.
-
A fome aumentou na América Latina e Caribe em comparação ao ano de 2016. A América do Sul apresenta o maior número de pessoas com subnutrição na região, devido, principalmente, à deterioração da segurança alimentar na Venezuela. (Aproveite a ocasião e amplie seus conhecimentos a respeito da Crise na Venezuela.)
-
A África apresenta as taxas de fome mais altas do mundo.
-
O maior número de pessoas subalimentadas (que não ingerem a quantidade necessária de nutrientes) vive na Ásia.
-
40 milhões de crianças menores de cinco anos estão com sobrepeso.
-
672 milhões de adultos são obesos.