Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 termos importantes para jovens empreendedores

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

A palavra empreendedorismo está cada vez mais presente na vida de jovens estudantes e universitários, e é normal que esse tema possa trazer dúvidas, pois, junto com ele, existem vários termos utilizados pelo mercado que precisam ser mais bem explicados. O nosso objetivo é ajudar para que, em alguma apresentação ou negociação, você fique seguro para entender e debater o assunto.

A seguir vou apresentar os cinco termos que considero mais importantes para quem está começando a entender esse modelo de negócio, mas estudar continua sendo sua responsabilidade, então tem que se preparar.

Os jovens são muito adeptos da modalidade de trabalho coworking.
Os jovens são muito adeptos da modalidade de trabalho coworking.

5 termos importantes para jovens empreendedores

1. Startups

É uma empresa com extremo potencial de crescimento que busca desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio para atingir escala na distribuição do seu produto ou serviço. Eric Ries, autor do livro Lean startup, define startup como “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Coworking

É um local ou espaço de trabalho compartilhado por diversas empresas. Essa nova forma de pensar o ambiente de trabalho desenvolve uma cultura de troca de informações, ideias, conhecimento e, muitas vezes, novos negócios.

Leia também: 5 características fundamentais para jovens empreendedores

3. Empreendedorismo social

O empreendedor social cria negócios com fins lucrativos, mas que propõe soluções inovadoras para problemas sociais ou ambientais. A relação com o lucro é um dos aspectos que diferenciam esse modelo do empreendedorismo comum, pois o foco é mobilizar pessoas e trabalhar por uma causa para transformações na sociedade.

4. MEI

Sigla para Microempreendedor Individual, foi criado no Brasil para que os trabalhadores informais estejam dentro da legalidade e, principalmente, promover essa formalização com uma carga tributária reduzida – processo que facilita a abertura de empresas e legaliza a situação de profissionais autônomos e microempresários.

Veja também: 5 formas de entender o empreendedorismo jovem

5. Aceleradora

Aceleradoras são empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e rápido crescimento de startups. A aceleração pode incluir apoio financeiro, mas está baseada principalmente no suporte à criação e ao desenvolvimento do negócio, com sessões de coaching e mentoring durante um período.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.