Tipos de RNA

Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossomal. Todas essas moléculas são fundamentais para a síntese proteica.

O RNA é uma molécula formada por ribonucleotídeos, isto é, nucleotídeos constituídos por um grupo fosfato, uma ribose e uma base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, citosina ou uracila. Cada ribonucleotídeo é ligado entre si por ligações fosfodiéster, formando uma fita simples.

Essencial na síntese de proteínas, a molécula de RNA é um ácido nucleico transcrito a partir de uma molécula de DNA (processo de transcrição gênica). Em organismos eucariontes, o RNA é transcrito a partir do DNA cromossômico no interior do núcleo da célula. Já nos procariontes, a transcrição ocorre em uma região denominada de nucleoide.

Tipos de RNA

Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro. Essas classes são encontradas tanto em organismos procariontes quanto em eucariontes.

Observe o RNAm e o RNAt em um processo de síntese de proteínas
Observe o RNAm e o RNAt em um processo de síntese de proteínas

Relação entre os três tipos de RNA e a síntese proteica

O RNA é um ácido nucleico relacionado com a síntese de proteína, um processo também chamado de tradução. Nesse processo, o RNAm é responsável por conter todas as informações necessárias para que determinada proteína seja sintetizada. O RNAt, por sua vez, é o encarregado de transportar os aminoácidos corretos que constituirão a proteína que será produzida. Por fim, temos o RNAr, que forma os ribossomos, organelas responsáveis pela união entre o RNAm e o RNAt, o que permite que a síntese ocorra de maneira adequada.

ATENÇÃO: Para saber como o RNA atua na síntese de proteínas, acesse Decifrando o Código da Tradução Proteica!


Por Ma. Vanessa dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tipos-rna.htm