Topo
pesquisar

Sociedade

Biologia

A sociedade é uma relação ecológica intraespecífica harmônica em que organismos unem-se e trabalham juntos de modo cooperativo.
PUBLICIDADE

Sociedades são relações ecológicas estabelecidas entre organismos de uma mesma espécie que se organizam de modo que todos trabalhem em prol do sucesso do grupo, ou seja, vivem de modo cooperativo. Diferentemente do que ocorre em uma colônia, na sociedade, os organismos não estão associados anatomicamente, ou seja, cada indivíduo é independente.

Geralmente há na sociedade uma divisão de tarefas entre os organismos que estão associados. Essa divisão de tarefas determina o surgimento de castas.

A sociedade é uma relação ecológica benéfica?

A sociedade é uma relação ecológica em que todos os indivíduos mantêm-se juntos e trabalham pelo sucesso da associação, sendo assim, todos os envolvidos são beneficiados. Como a relação é benéfica para os organismos, diz-se que a sociedade é uma relação ecológica harmônica, também chamada de positiva.

Que organismos vivem em sociedade?

Um dos exemplos mais comuns de sociedade são as abelhas. Outros animais que podemos destacar são as formigas, cupins e até mesmo o homem.

Abelhas: Um exemplo de sociedade

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As abelhas são o exemplo mais clássico de vida em sociedade. A colmeia divide-se em três castas diferentes: as operárias, a rainha e os zangões.

Verifique as castas presentes na sociedade das abelhas
Verifique as castas presentes na sociedade das abelhas

  • Operárias: são abelhas fêmeas estéreis responsáveis pelo trabalho na colmeia. Elas são responsáveis por coletar néctar e pólen, produzir mel, cera e geleia real, alimentar os indivíduos jovens, limpar a colmeia e é, claro, protegê-la de ataques. Em média, uma operária vive seis semanas.

  • Zangões: Os zangões são os machos da colmeia e originam-se a partir do desenvolvimento de óvulos não fecundados (partenogênese). Os zangões apresentam como papel principal a fertilização da rainha durante o chamado voo nupcial. Quando retornam à colmeia, os zangões normalmente são expulsos.

  • Rainha: é a fêmea fértil da colmeia e a responsável pela postura dos ovos. Cada colmeia apresenta apenas uma rainha, e esta controla as outras abelhas graças à produção de feromônios.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As abelhas são um exemplo clássico de animais que vivem em sociedade
As abelhas são um exemplo clássico de animais que vivem em sociedade

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sociedade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sociedade.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Todos os seres vivos estabelecem relações uns com os outros. Essas interações são chamadas de relações ecológicas. A sociedade é um tipo de relação ecológica em que

a) organismos de espécies diferentes estabelecem divisão de trabalho e trabalham juntos em prol do sucesso da comunidade.

b) organismos de uma mesma espécie estão unidos anatomicamente e trabalham de modo cooperativo.

c) organismos de espécies diferentes associam-se anatomicamente e estabelecem divisão de trabalho.

d) organismo de uma mesma espécie organizam-se de modo que todos os organismos trabalhem de maneira cooperativa.

e) organismos de uma mesma espécie associam-se nos momentos de captura de presas.

Questão 2

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o ponto que diferencia a sociedade de uma colônia.

a) Na colônia, alguns indivíduos são prejudicados na interação.

b) Na sociedade, todos os organismos estão anatomicamente unidos.

c) Na colônia, todos os organismos envolvidos apresentam mesma forma anatômica.

d) Na sociedade, existe divisão de trabalho; na colônia, não.

e) Na colônia, os organismos estão unidos anatomicamente.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola