PUBLICIDADE
Os protozoários são seres unicelulares, eucariontes, pertencentes ao Reino Protista e encontrados nos mais variados tipos de ambientes. Há espécies de protozoários que são parasitas e provocam doenças nos seres humanos, como é o caso da doença de Chagas, leishmaniose etc. Outros protozoários estabelecem uma relação de mutualismo com outros organismos, como o protozoário do gênero Trichonympha, que vive no intestino de cupins auxiliando na digestão da celulose.
A reprodução assexuada dos protozoários pode ocorrer de duas formas:
● Divisão binária → também chamada por alguns autores de cissiparidade, a divisão binária é o tipo de reprodução assexuada em que uma célula se divide ao meio originando duas células idênticas. Ela ocorre em protozoários do filo Sarcodina, filo Cilliophora, filo Zoomastigophora e filo Apicomplexa.
● Divisão múltipla → nesse tipo de reprodução assexuada, o núcleo de uma célula se multiplica várias vezes, originando várias células-filhas.
Muitos autores não consideram a conjugação realizada por alguns protozoários como reprodução sexuada por esse processo não resultar em aumento de indivíduos, enquanto que outros consideram esse processo como sendo um tipo de reprodução sexuada por haver troca de material genético. Discussões à parte, vamos ao que interessa.
A conjugação é um processo que consiste na união parcial de dois indivíduos que se emparelham e através de uma ponte citoplasmática trocam material genético. Após a troca, esses indivíduos, que passam a ter novas combinações genéticas, separam-se e dividem-se por divisão binária. Esse processo ocorre nos protozoários ciliados.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia