UOL - O melhor conteúdo

Malária e toxoplasmose

Plasmodium falciparum em amostra de sangue
Plasmodium falciparum em amostra de sangue
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Malária (febre intermitente, impaludismo, maleita, sezão): causada por protozoários do Gênero Plasmodium, é transmitida pela picada de fêmeas de mosquitos do Gênero Anopheles, por transfusão de sangue de indivíduo contaminado e também de mãe grávida para o feto. O indivíduo infectado apresenta um quadro febril, com intervalos regulares, de acordo com o agente responsável pela doença. Quando é o Plasmodium falciparum ou o P. vivax, o intervalo é de 48 horas. Já no caso do P. malarie, 72 horas. Este sintoma é o resultado do rompimento de hemácias e liberação de resíduos tóxicos por estes parasitas. Além de febre, o Plasmodium falciparum pode provocar o comprometimento de regiões do sistema respiratório e nervoso.

Toxoplasmose: a infecção se dá pela ingestão de carne contaminada pelos cistos do Toxoplasma gondii ou ao entrar em contato com fezes de gatos hospedeiros deste protozoário. O indivíduo pode ter febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta, manchas pequenas e vermelhas pelo corpo e aumento dos linfonodos como sintomas; assim como se apresentar assintomático. Em casos mais graves, podem ocorrer lesões em órgãos, como os olhos e cérebro. Mulheres gestantes podem transmitir a doença aos seus bebês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Malária e toxoplasmose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/malaria-toxoplasmose.htm. Acesso em 04 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A malária é uma doença grave causada por protozoários e transmitida pela picada de um mosquito do gênero Anopheles. Essa doença apresenta como principal sintoma a febre intermitente que ocorre no momento do rompimento das hemácias.

Marque abaixo a alternativa que indica corretamente o gênero do protozoário responsável por causar essa doença parasitária.

a) Plasmodium.

b) Trypanosoma.

c) Entamoeba.

d) Giardia.

e) Balantidium.

Exercício 2

A malária é um grave problema que acomete várias áreas tropicais do mundo, incluindo o Brasil. A respeito dessa doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, marque a alternativa incorreta.

a) Essa doença é transmitida pela picada do mosquito macho Anopheles.

b) Essa doença pode provocar febre alta, calafrios, dores no corpo, vômito e fraqueza.

c) Os protozoários, após infectarem uma pessoa, provocam o rompimento de suas hemácias.

d) A gravidade está diretamente relacionada com a espécie de protozoário que provocou a doença.

e) O Plasmodium vivax é responsável pela forma mais branda da doença.

Exercício 3

A toxoplasmose também é chamada por muitas pessoas de doença do gato, uma vez que felídeos são hospedeiros definitivos do protozoário causador da doença. A respeito da toxoplasmose, marque a alternativa incorreta:

a) A toxoplasmose representa sérios riscos às mulheres grávidas, podendo ocasionar deformidades nos bebês e aborto.

b) A toxoplasmose é transmitida apenas pela ingestão de alimentos contaminados.

c) A toxoplasmose é causada por um protozoário chamado de Toxoplasma gondii.

d) A toxoplasmose pode ser assintomática ou também apresentar sintomas como febre, manchas e dores no corpo, dificuldade para enxergar, ínguas e lesões na retina.

Exercício 4

(Enem) A malária é uma doença típica de regiões tropicais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no final do século XX, foram registrados mais de 600 mil casos de malária no Brasil, 99% dos quais na região amazônica. Os altos índices de malária nessa região podem ser explicados por várias razões, entre as quais

a) as características genéticas das populações locais facilitam a transmissão e dificultam o tratamento da doença.

b) a falta de saneamento básico propicia o desenvolvimento do mosquito transmissor da malária nos esgotos não tratados.

c) a inexistência de predadores capazes de eliminar o causador e o transmissor em seus focos impede o controle da doença.

d) a temperatura elevada e os altos índices de chuva na floresta equatorial favorecem a proliferação do mosquito transmissor.

e) o Brasil é o único país do mundo que não implementou medidas concretas para interromper sua transmissão em núcleos urbanos.