close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Lago Hillier

O lago Hillier apresenta uma coloração rosa ainda sem explicação definitiva. Provavelmente a cor é resultado de pigmentos liberados por algas.

Lagos com coloração rosada ocorrem muito na Austrália
Lagos com coloração rosada ocorrem muito na Austrália
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Quando imaginamos um lago, sempre pensamos em sua água azul; porém, não é isso que ocorre no lago Hillier na Austrália. Esse lago, quando visto de cima, assemelha-se a um grande lago de chiclete. Isso mesmo, ele é completamente rosa.

Localizado na Middle Island, uma ilha do arquipélago de Recherche, no oeste australiano, o lago apresenta aproximadamente 600 metros de largura e é cercado por uma linda e exuberante vegetação. Praticamente intocado e bastante isolado, o lago Hillier é motivo de mistério para muitos pesquisadores.

A coloração rosa das águas ainda não foi explicada definitivamente. A hipótese mais aceita é a de que ele seja rico em algumas algas e bactérias que vivem em crostas de sal encontradas nesse local. Essas algas e bactérias seriam as responsáveis pela produção de pigmentos carotenoides, deixando, assim, o local incrivelmente belo. Uma característica interessante é que mesmo quando se coloca a água em um copo, por exemplo, a coloração rosa ainda está presente.

Vale destacar que na Austrália, além do lago Hillier, outros quatro lagos apresentam essa coloração. O lago Hutt, por exemplo, apresenta cor semelhante ao Hillier, graças às algas e bactérias que produzem essa pigmentação. Outro lago encontrado no país é o Pink Lake, que possui coloração que varia de acordo com a concentração de Dunaliella salina, uma alga tolerante ao sal e que dá cor rosada ao local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fora da Austrália, também encontramos lagos rosa. Em Senegal, um lago conhecido como lago Retba também se destaca por ser cor-de-rosa. Nesse lago, a cor também se deve à presença de algas adaptadas à alta salinidade da água que produzem a pigmentação. O sal, além de propiciar o surgimento das algas, ainda é usado pela população local.

É importante saber que a coloração desses lagos não se trata de poluição. Sendo assim, eles não oferecem riscos à saúde da população, com exceção da alta salinidade encontrada em alguns.

ATENÇÃO: Você não deve entrar em lagos, rios e mares que possuem coloração estranha. Algumas vezes essa coloração é resultado do acúmulo de algas que produzem substâncias tóxicas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Lago Hillier"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/lago-hillier.htm. Acesso em 23 de maio de 2022.

De estudante para estudante


O que pode cair no Enem 2022 em Ciências da Natureza?

Por Thiago Cabral
Responder
Ver respostas