Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Gangrena gasosa, gastrenterite, gonorreia e hanseníase

Clostridium perfringens: bactéria responsável pela gangrena gasosa
Clostridium perfringens: bactéria responsável pela gangrena gasosa
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Gangrena gasosa: ao contaminar ferimentos necrosados, a Clostridium perfringens libera toxinas que provoca inchaço e, progressivamente, a destruição dos tecidos adjacentes. Não tratada a tempo, esta enfermidade pode provocar hipotensão, insuficiência renal, coma e morte. Como os esporos desta bactéria geralmente são encontrados no solo, proteger ferimentos, pelo menos ao entrar em contato com este ambiente, é essencial.

Gastrenterite (diarreia do viajante): causada pela Escherichia coli, o indivíduo sofre de diarreias de intensidade leve a moderada, podendo estar acompanhada de vômito e febre. É transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes de indivíduos doentes. Geralmente se cura espontaneamente, após alguns dias, sem necessidade do uso de medicação ou outros procedimentos adotados em outros casos de diarreias - exceto no que se diz respeito à reidratação oral.

Gonorreia (blenorragia): esta doença sexualmente transmissível provoca dor, ardência e eliminação de pus ao urinar. Provocada pela Neisseria gonorrhoeae, pode também ser transmitida de mãe para filho, durante a gestação. Neste caso, o bebê corre riscos de ter seus olhos e visão comprometidos: é a oftalmia neonatal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hanseníase (lepra): A Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, como é popularmente conhecida, é transmitida pelas vias respiratórias, ou por meio de fissuras cutâneas. Afeta a pele, mucosas e nervos, provocando lesões de pouca ou nenhuma sensibilidade. Dependendo do grau de comprometimento, a pessoa acometida pode se recuperar completamente. Assim, quanto mais precoce o auxílio médico, maiores são estas chances.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Gangrena gasosa, gastrenterite, gonorreia e hanseníase"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/gangrena-gasosa-gastrenterite-gonorreia-hanseniase.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a função da célula?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual o animal mais perigoso do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

A gangrena gasosa é uma infecção rara causada por bactérias que desencadeiam a necrose do tecido. Apesar de rara, é uma doença que pode ser fatal. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que indica corretamente o nome do gênero do bacilo causador da gangrena gasosa.

a) Clostridium.

b) Streptococcus.

c) Corynebacterium.

d) Leptospira.

e) Neisseria.

Exercício 2

A gastrenterite é o nome dado a um grupo de infecções do aparelho digestório que desencadeia problemas como diarreia, vômitos e febres. Essa doença, também conhecida como “diarreia do viajante”, pode ser causada pela bactéria Escherichia coli, que é transmitida

a) através da ingestão de carne malpassada contaminada.

b) através de alimentos e água contaminados por fezes de pacientes.

c) através da picada de insetos hematófagos.

d) através de relação sexual não protegida.

e) da mãe para o bebê no momento do parto.

PUBLICIDADE

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...