Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A flora da China

China

O bambu é um vegetal típico da China
O bambu é um vegetal típico da China
PUBLICIDADE

A cobertura vegetal chinesa é resultado das variedades de solo existentes no extenso território do país. Outro elemento natural importante para o desenvolvimento dessas é a diversidade de climas presente no território, pois possui dimensões continentais que abrange diversos climas.

No passado, grande parte do território chinês abrigava grandes florestas caducifólias e também de coníferas, típicas de regiões temperadas, no entanto, foram extintas em razão da constante exploração dos solos para o desenvolvimento de atividades agrícolas, com isso há vários séculos já não existem.

A China enfrenta muitos problemas relacionados à preservação de seu patrimônio natural, um dos motivos que leva a precarização dos seus biomas é o número de habitantes, cerca de 1,3 bilhão de pessoas vivem no espaço geográfico chinês. Assim, para suprir as necessidades da enorme população, faz-se necessário retirar e degradar as paisagens naturais. Atualmente as reservas naturais são extremamente restritas e convivem com o risco de desaparecer.

Temendo a extinção de suas paisagens naturais, o governo chinês busca estabelecer medidas que garantam a conservação de parte de seu ecossistema, a forma encontrada foi a criação de pelo menos 300 reservas naturais que protegem aproximadamente 1,8% do total da área do território chinês.
Na China, como na maioria dos países do mundo, os principais agentes de destruição da natureza são aqueles inseridos no processo produtivo, como a agropecuária, o intenso crescimento urbano e o crescente desenvolvimento industrial.

Uma única grande floresta remanescente está localizada no sudeste da China, próxima à fronteira com a Rússia, esse local possui característica de clima subártico.

No sul existe a parte com maior biodiversidade em razão do clima tropical, que favorece o surgimento de inúmeras espécies de vegetais, esse processo é decorrente da quantidade de energia (sol, temperatura elevada, decomposição de matéria orgânica etc.) no local.

Um dos principais cultivos de plantas nativas é o bambu, uma vez que existe uma grande variedade de espécies desse vegetal na China.
O bambu é utilizado na China como alimento e em construções, além do bambu, o cultivo de ervas como ginseg, horquilla dourada, angélica e fritalia são bem difundidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

China - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "A flora da China "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/china/a-flora-china.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
Aprenda o conceito de flora e conheça as demais utilizações do termo.