Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Febre maculosa, febre reumática e febre tifoide

Streptococcus pyogenes, causador da febre reumática.
Streptococcus pyogenes, causador da febre reumática.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Febre maculosa: causada pela Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela (Amblyomma cajannense), provoca febre alta, dores de cabeça e musculares, além de vômito. Como este organismo ataca os vasos sanguíneos, a doença provoca hemorragias subcutâneas, estas identificadas pela presença de manchas avermelhadas que surgem na pele, das extremidades para o centro do corpo. Quando não tratada de forma correta, pode ser fatal.

Febre reumática: tem como principal agente causador a Streptococcus pyogenes, mas pode ser desencadeada pela infecção de outras espécies de estreptococos. A transmissão se dá pelas vias respiratórias, ao entrar em contato com saliva ou secreções nasais de pessoas acometidas pela doença. Ao penetrar no organismo, a bactéria provoca dores articulares e, em casos mais raros, em indivíduos pré-dispostos, uma reação exagerada do sistema imunitário. Neste último caso, o organismo produz anticorpos que acabam por afetar o organismo do paciente, podendo este desenvolver complicações dermatológicas ou relacionadas ao sistema cardíaco ou nervoso.

Febre tifoide: esta doença, causada pela Salmonella thypi, é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes de indivíduos acometidos. Provoca, inicialmente, febre e dor de cabeça. Mais tarde, tais sintomas cessam, dando lugar a um quadro diarreico, este resultante das ulcerações que a bactéria provoca no intestino. Caso não seja tratada, pode causar confusão mental progressiva e, em alguns casos, a morte.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Febre maculosa, febre reumática e febre tifoide "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/febre-maculosa-febre-reumatica-febre-tifoide.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Diversas doenças bacterianas provocam febre alta como um de seus sintomas. Dentre essas doenças, destaca-se uma enfermidade transmitida pela picada de um carrapato. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa bacteriose.

a) Febre hemorrágica.

b) Febre reumática.

c) Febre maculosa.

d) Febre tifoide.

e) Febre amarela.

Exercício 2

A febre reumática é uma doença bacteriana que pode desencadear problemas graves se não for tratada adequadamente. A respeito dessa doença, marque a alternativa incorreta:

a) A febre reumática pode causar artrite.

b) Danos às valvas cardíacas podem acontecer em pacientes com febre reumática.

c) Crianças e jovens são os mais acometidos pela doença.

d) Na febre reumática, pode ocorrer pancardite, que é uma inflamação generalizada do pericárdio, miocárdio e válvulas cardíacas.

e) A febre reumática é uma doença que se desenvolve após uma infecção por bactérias do gênero Staphylococcus.