PUBLICIDADE
Os vegetais apresentam algumas estruturas capazes de secretar substâncias. Essas secreções, que podem ser liberadas para o meio externo ou para o interior da planta, apresentam as mais variadas funções. As células secretoras podem ser individualizadas e formar, assim, os chamados idioblastos ou, ainda, formar estruturas multicelulares como os tricomas. Todos esses elementos, independentemente do tipo morfológico, são denominados de estruturas secretoras ou glândulas.
Podemos classificar as estruturas secretoras de várias formas. Neste texto, dividiremos essas estruturas em dois grupos:
⇒ Estruturas que secretam substâncias pouco modificadas;
⇒ Estruturas que sintetizam as substâncias secretadas.
→Estruturas que secretam substâncias pouco modificadas
-
Hidatódios
Os hidatódios são responsáveis pelo processo denominado de gutação. Essas estruturas, que estão localizadas nas margens das folhas, eliminam água em sua forma líquida. Esse processo ocorre quando os dias estão com umidade relativa elevada, baixas taxas de transpiração e boa irrigação.
-
Nectários
Os nectários, como o próprio nome indica, são as estruturas produtoras de néctar, substâncias ricas em sacarose, glicose e frutose. Os nectários estão presentes em várias partes do corpo da planta, e a fonte do material a ser secretado é do floema e xilema. O nectário pode ser classificado em extrafloral e floral. O extrafloral está presente em partes vegetativas e reprodutivas, exceto na flor, e o floral é restrito à flor.
-
Glândulas de sal
Essas estruturas são encontradas em plantas que vivem em ambiente salino. Elas evitam um acúmulo nocivo de minerais no vegetal, secretando o excesso de sal na forma de solução salina.
→Estruturas que sintetizam as substâncias secretadas
-
Glândulas digestivas
Plantas carnívoras possuem glândulas especializadas na produção de enzimas digestivas, tais como as esterases, fosfatases ácidas e proteases. As células das glândulas digestivas podem secretar enzimas e reabsorver o produto do material digerido, reintegrando-o ao metabolismo da planta.
-
Laticíferos
Os laticíferos são estruturas especializadas na produção de látex, uma substância que apresenta composição química diferente dependendo da espécie analisada. Geralmente, o látex protege o vegetal contra herbivoria e ataque de outros micro-organismos.
-
Tricomas urticantes
Tricomas produzem secreções que provocam reações alérgicas. Esses tricomas atuam como importantes formas de defesa do vegetal, evitando a herbivoria.
Além dessas estruturas já citadas, podemos citar aquelas que secretam compostos fenólicos, material lipofílico, mucilagem e goma. Normalmente, essas estruturas estão relacionadas com a defesa da planta. Os compostos fenólicos, em casos de estresse hídrico, garantem o arcabouço da célula.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos