Topo
pesquisar

Estruturas secretoras do vegetal

Biologia

As estruturas secretoras do vegetal garantem a secreção de substâncias que atuam, por exemplo, na defesa e na eliminação de produtos que poderiam causar danos às plantas.
PUBLICIDADE

Os vegetais apresentam algumas estruturas capazes de secretar substâncias. Essas secreções, que podem ser liberadas para o meio externo ou para o interior da planta, apresentam as mais variadas funções. As células secretoras podem ser individualizadas e formar, assim, os chamados idioblastos ou, ainda, formar estruturas multicelulares como os tricomas. Todos esses elementos, independentemente do tipo morfológico, são denominados de estruturas secretoras ou glândulas.

Podemos classificar as estruturas secretoras de várias formas. Neste texto, dividiremos essas estruturas em dois grupos:

⇒ Estruturas que secretam substâncias pouco modificadas;

⇒ Estruturas que sintetizam as substâncias secretadas.

Estruturas que secretam substâncias pouco modificadas

  • Hidatódios

Os hidatódios são responsáveis pelo processo denominado de gutação. Essas estruturas, que estão localizadas nas margens das folhas, eliminam água em sua forma líquida. Esse processo ocorre quando os dias estão com umidade relativa elevada, baixas taxas de transpiração e boa irrigação.

  • Nectários

Os nectários, como o próprio nome indica, são as estruturas produtoras de néctar, substâncias ricas em sacarose, glicose e frutose. Os nectários estão presentes em várias partes do corpo da planta, e a fonte do material a ser secretado é do floema e xilema. O nectário pode ser classificado em extrafloral e floral. O extrafloral está presente em partes vegetativas e reprodutivas, exceto na flor, e o floral é restrito à flor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Glândulas de sal

Essas estruturas são encontradas em plantas que vivem em ambiente salino. Elas evitam um acúmulo nocivo de minerais no vegetal, secretando o excesso de sal na forma de solução salina.

Estruturas que sintetizam as substâncias secretadas

  • Glândulas digestivas

Plantas carnívoras possuem glândulas especializadas na produção de enzimas digestivas, tais como as esterases, fosfatases ácidas e proteases. As células das glândulas digestivas podem secretar enzimas e reabsorver o produto do material digerido, reintegrando-o ao metabolismo da planta.

  • Laticíferos

Os laticíferos são estruturas especializadas na produção de látex, uma substância que apresenta composição química diferente dependendo da espécie analisada. Geralmente, o látex protege o vegetal contra herbivoria e ataque de outros micro-organismos.

  • Tricomas urticantes

Tricomas produzem secreções que provocam reações alérgicas. Esses tricomas atuam como importantes formas de defesa do vegetal, evitando a herbivoria.

Além dessas estruturas já citadas, podemos citar aquelas que secretam compostos fenólicos, material lipofílico, mucilagem e goma. Normalmente, essas estruturas estão relacionadas com a defesa da planta. Os compostos fenólicos, em casos de estresse hídrico, garantem o arcabouço da célula.
 


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Os tricomas são estruturas que podem secretar substâncias
Os tricomas são estruturas que podem secretar substâncias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Estruturas secretoras do vegetal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/estruturas-secretoras-vegetal.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

As estruturas secretoras são importantes por garantir a secreção de diferentes produtos para a planta. Podemos classificar as estruturas secretoras em dois grandes grupos: as que secretam substâncias pouco modificadas e aquelas que sintetizam as substâncias que secretam. Entre as que secretam substâncias pouco modificadas podemos citar:

a) Glândulas digestivas

b) Laticíferos

c) Tricomas urticantes

d) Glândulas de sal

Questão 2

As glândulas de sal são uma importante estrutura secretora. Normalmente, essa estrutura está presente em plantas:

a) que vivem em ambiente pobre em sais minerais

b) que vivem em ambiente pobre em nitrogênio

c) que vivem em ambiente salino

d) que vivem em água doce

e) que vivem em áreas florestais

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola