Topo
pesquisar

Comensalismo

Biologia

O comensalismo é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada, nem prejudicada.
O tubarão e a rêmora é o caso mais clássico de comensalismo
O tubarão e a rêmora é o caso mais clássico de comensalismo
PUBLICIDADE

Nenhum ser vivo é capaz de viver isolado no meio sem interagir com indivíduos de sua mesma espécie ou com indivíduos de espécies diferentes. Todos realizam relações ecológicas, que podem ser benéficas ou não.

As relações ecológicas podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie e são chamadas nesse caso de relações intraespecíficas, ou ocorrer entre indivíduos de espécies diferentes, sendo chamadas de relações interespecíficas. As relações podem ser ainda benéficas, sendo chamadas de harmônicas ou positivas, ou causar prejuízo a um indivíduo, sendo chamadas de desarmônicas ou negativas.

O comensalismo

O comensalismo é uma relação ecológica interespecífica harmônica. Nessa relação, que ocorre entre espécies diferentes, uma espécie é beneficiada com a interação, entretanto, a outra não é beneficiada, nem prejudicada.

No comensalismo observa-se que uma espécie está em busca de alimento e aproveita-se de outra para conseguir esse recurso. Entretanto, a espécie não causa danos à outra por se alimentar apenas dos restos alimentares.

Alguns autores ampliam o conceito de comensalismo, não o utilizando apenas para relações de alimentação, porém isso não é um consenso. Para esses autores, o inquilinismo também seria um tipo de comensalismo, pois uma espécie serve de abrigo para outra, sendo uma beneficiada e a outra não sofrendo benefícios nem malefícios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de comensalismo

O exemplo mais clássico de comensalismo é aquele exercido entre a rêmora e o tubarão. A rêmora se fixa no corpo do tubarão com o uso de ventosas e se alimenta dos restos de comida que saem da boca desse grande predador. Perceba que o tubarão não é prejudicado, pois ele se alimenta da presa e a rêmora se alimenta exclusivamente dos restos.

Os abutres se aproveitam dos restos de alimento deixados pelos animais carnívoros
Os abutres se aproveitam dos restos de alimento deixados pelos animais carnívoros

Outro caso de comensalismo pode ser observado entre animais carnívoros e abutres. Essas aves esperam o momento certo para se alimentar das carcaças deixadas pelos carnívoros após a refeição. Essa relação é observada também entre hienas e leões. Enquanto o leão faz uma dura caçada para conseguir abater sua presa, a hiena apenas espera o momento certo para conseguir seu alimento com o mínimo de esforço possível.

O comensalismo pode ser observado ainda quando analisamos a relação entre os seres humanos e urubus. Essas aves são encontradas frequentemente em lixões, onde comem os restos de alimentos descartados pelo homem.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Comensalismo"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/comensalismo.htm>. Acesso em 24 de maio de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

A relação existente entre o tubarão e a rêmora é, sem dúvidas, o exemplo mais conhecido de comensalismo. Essa relação ecológica pode ser classificada como:

a) interespecífica e positiva.

b) interespecífica e negativa.

c) intraespecífica e positiva.

d) intraespecífica e negativa.

e) intraespecífica e neutra.

Questão 2

Nas alternativas a seguir, é possível observar diferentes interações entre organismos. Dessas relações, uma não é exemplo de comensalismo. Assinale a alternativa que apresente essa relação:

a) A rêmora alimenta-se dos restos de comida do tubarão.

b) Os abutres alimentam-se dos restos de alimentos de animais carnívoros.

c) As hienas comem restos de uma carcaça deixada pelo leão.

d) Os leões brigam pela carcaça de uma zebra.

e) Os urubus alimentam-se nos lixões criados pelos seres humanos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola