Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Colônia: uma relação ecológica

A colônia é um tipo de relação ecológica harmônica e intraespecífica em que se observa a união anatômica dos envolvidos.

A caravela-portuguesa é um exemplo de colônia heteromorfa
A caravela-portuguesa é um exemplo de colônia heteromorfa
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A colônia é um tipo de relação ecológica harmônica e intraespecífica. Quando dizemos que uma relação ecológica é harmônica ou positiva, estamos falando que ela é benéfica para todos os envolvidos na interação. Já uma relação intraespecífica é aquela que ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie.

Como funciona uma colônia?

Nas colônias, os organismos estão unidos anatomicamente, de modo que parecem ser um único ser. Eles trabalham de maneira cooperativa, proporcionando a sobrevivência de todos. Cada indivíduo é tão dependente um do outro que é incapaz de viver isoladamente.

Quais são os principais exemplos de colônia?

Um dos exemplos mais conhecidos de colônia são os corais, pequenos organismos pertencentes ao filo dos cnidários. Os corais são responsáveis por formar os recifes de corais, ecossistemas ricos em biodiversidade e, portanto, de grande importância ecológica e também econômica. Infelizmente, os recifes são um dos ecossistemas mais afetados pelas mudanças climáticas.

Os recifes de corais constituem um dos principais ecossistemas do planeta
Os recifes de corais constituem um dos principais ecossistemas do planeta

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dos corais, podemos citar como exemplo de colônia a caravela-portuguesa, uma espécie de cnidário. Nesse organismo, é possível observar um indivíduo adaptado para a flutuação e outros especializados em alimentação, defesa e reprodução.

O que são colônias isomorfas e colônias heteromorfas?

As colônias são formadas por indivíduos distintos que podem ou não apresentar semelhança entre si. Uma colônia é dita isomorfa quando todos os indivíduos que a constituem apresentam certa semelhança. Essa organização pode ser observada em colônias de algas do gênero Volvox. Existem ainda as colônias heteromorfas, as quais possuem indivíduos diferentes tanto na morfologia como na função. Um exemplo bastante conhecido é o da caravela-portuguesa, que apresenta indivíduos adaptados a diferentes funções.

O que diferencia uma colônia de uma sociedade?

Em uma sociedade, os organismos também vivem juntos trabalhando em prol do desenvolvimento do grupo. Entretanto, diferentemente da colônia, na sociedade, os indivíduos não estão ligados anatomicamente. Como exemplo de sociedade, podemos citar a interação entre as abelhas de uma colmeia ou os cupins de um cupinzeiro.


Por Ma Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Colônia: uma relação ecológica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/colonia-uma-relacao-ecologica.htm. Acesso em 22 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

As colônias são relações ecológicas observadas, por exemplo, em algumas espécies do filo cnidários. Essa relação é classificada como:

a) relação harmônica intraespecífica

b) relação harmônica interespecífica

c) relação neutra intraespecífica

d) relação desarmônica intraespecífica

e) relação desarmônica interespecífica

Exercício 2

Colônia e sociedade são dois exemplos importantes de relações ecológicas, as quais possuem semelhanças e diferenças. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente uma diferença entre ambas relações:

a) A sociedade é uma relação ecológica desarmônica, diferente da colônia.

b) A colônia é uma relação que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, diferentemente da sociedade.

c) A sociedade não apresenta divisão de trabalho, diferentemente da colônia.

d) Na colônia os organismos estão unidos fisicamente, diferentemente da sociedade.

e) A sociedade é uma relação neutra, diferentemente da colônia, que é desarmônica.