Brucelose, cancro mole, cárie dentária e cistite

Biologia

PUBLICIDADE

Brucelose (febre de malta): esta doença, cujos agentes responsáveis são bactérias do gênero Brucella, é transmitida pela manipulação ou ingestão de carne, leite ou derivados de animais contaminados, e que não passaram por processo de pasteurização. Desta forma, profissionais que trabalham com estes animais têm mais riscos de se contaminarem por esta bactéria. Pode se manifestar de forma assintomática ou, na forma aguda, o paciente apresenta acessos de febre alta, geralmente ao fim da tarde, além de calafrios, palidez e cefaleia.

Cancro mole: causado pela Hemophilus ducreyi, é uma doença sexualmente transmissível que causa lesões dolorosas, de base mole, na região genital. Podem também surgir ínguas purulentas. Para tratamento, é necessário o uso de antibióticos e abstinência sexual.

Cárie dentária: é geralmente o resultado de uma higiene bucal não satisfatória. Como a Streptococcus mutans, típica da cavidade bucal, se alimenta de carboidratos, tal condição permite com que esta tenha uma grande disponibilidade destas substâncias orgânicas. Assim, para sua digestão, libera ácidos que destroem os tecidos dentários e provocam deteriorações características.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cistite: caracterizada pela inflamação da bexiga urinária, causando ardor ao urinar, pode ser provocada pela Escherichia coli ou Staphylococcus saprophyticus: bactérias típicas da abertura urogenital. Acometendo principalmente mulheres, a transmissão se dá geralmente pela carência de medidas de higiene mais efetivas e pela atividade sexual.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Streptococcus mutans: bactérias responsáveis pela cárie.
Streptococcus mutans: bactérias responsáveis pela cárie.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Brucelose, cancro mole, cárie dentária e cistite"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/brucelose-cancro-mole-carie-dentaria-cistite.htm. Acesso em 31 de outubro de 2020.

Lista de Exercícios
Questão 1

A brucelose, também chamada de febre de malta, é uma doença que tem como principais manifestações febre alta, calafrios, sudorese, dores de cabeça e fraqueza. Essa doença, causada por bactérias do gênero Brucella, é transmitida ao homem por:

a) ingestão de água contaminada.

b) relações sexuais e transfusão de sangue.

c) picada de insetos.

d) ingestão de alimentos de origem animal contaminados.

e) partículas presentes no ar.

Questão 2

Algumas doenças sexualmente transmissíveis são causadas por bactérias, como é o caso do cancro mole. Essa doença, que causa lesões bastante dolorosas na região genital, é causada pela bactéria:

a) Staphylococcus aureus.

b) Haemophilus ducreyi.

c) Treponema pallidum.

d) Trichomonas vaginalis.

e) Corynebacterium diphtheriae.

Mais Questões