PUBLICIDADE
Brucelose (febre de malta): esta doença, cujos agentes responsáveis são bactérias do gênero Brucella, é transmitida pela manipulação ou ingestão de carne, leite ou derivados de animais contaminados, e que não passaram por processo de pasteurização. Desta forma, profissionais que trabalham com estes animais têm mais riscos de se contaminarem por esta bactéria. Pode se manifestar de forma assintomática ou, na forma aguda, o paciente apresenta acessos de febre alta, geralmente ao fim da tarde, além de calafrios, palidez e cefaleia.
Cancro mole: causado pela Hemophilus ducreyi, é uma doença sexualmente transmissível que causa lesões dolorosas, de base mole, na região genital. Podem também surgir ínguas purulentas. Para tratamento, é necessário o uso de antibióticos e abstinência sexual.
Cárie dentária: é geralmente o resultado de uma higiene bucal não satisfatória. Como a Streptococcus mutans, típica da cavidade bucal, se alimenta de carboidratos, tal condição permite com que esta tenha uma grande disponibilidade destas substâncias orgânicas. Assim, para sua digestão, libera ácidos que destroem os tecidos dentários e provocam deteriorações características.
Cistite: caracterizada pela inflamação da bexiga urinária, causando ardor ao urinar, pode ser provocada pela Escherichia coli ou Staphylococcus saprophyticus: bactérias típicas da abertura urogenital. Acometendo principalmente mulheres, a transmissão se dá geralmente pela carência de medidas de higiene mais efetivas e pela atividade sexual.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia