PUBLICIDADE
Acne: a Propionibacterium acnes é uma bactéria da flora bacteriana normal da pele, mas que pode causar inflamações cutâneas, com grande possibilidade de deixar cicatrizes ao encontrar condições que permitem sua rápida multiplicação. Para tratamento, o controle da oleosidade da pele do rosto e, em alguns casos, o uso de antibiótico podem ser indicados por profissionais competentes.
Antraz (carbúnculo): causada pelo Bacillus anthracis, é típica de ambientes agrícolas, acometendo principalmente herbívoros, que se contaminam ao pastarem em solo contaminado pelos esporos da bactéria. Estes, ao entrarem em contato com fissuras cutâneas de indivíduos de nossa espécie, causam uma lesão que se transforma em bolhas cheias de pus e, mais tarde, forma uma cicatriz profunda e escura. Quando a infecção se dá pela inalação de esporos, fornece ao indivíduo sintomas semelhantes aos da gripe, mas que pode desencadear em parada cardíaca ou respiratória. Quando ocorre a ingestão, por exemplo, ao se alimentar da carne de um animal contaminado, desencadeia no paciente um quadro diarreico, acompanhado de vômito sanguinolento. Pode ser fatal em muitos casos.
Botulismo: infecção cujo agente causador é a Clostridium botulinum. A infecção se dá pela ingestão da bactéria ou de seus esporos, geralmente presentes em conservas caseiras e alimentos armazenados em latas estufadas. Devido à toxina que libera, o sistema nervoso é afetado, provocando tremores, vômitos e fraqueza muscular progressiva. Pode causar a morte pela paralisia dos músculos responsáveis pela respiração.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia