Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ana Néri

Ana Néri foi uma enfermeira brasileira que ficou muito conhecida pelo seu trabalho durante a Guerra do Paraguai. Atualmente, é considerada uma das Heroínas da Pátria.

Pintura de Ana Néri, a primeira enfermeira do Brasil.
Ana Néri foi a primeira enfermeira do Brasil. Ela atuou como enfermeira durante a Guerra do Paraguai.
Crédito da Imagem: Commons
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Ana Néri foi uma enfermeira brasileira do século XIX reconhecida como a primeira enfermeira do Brasil. Nasceu na Bahia, aderindo à Guerra do Paraguai depois que seus três filhos foram para o conflito. Nessa guerra atuou como enfermeira, cuidando dos soldados brasileiros ao longo de todo o período dessa guerra. Ficou conhecida como “mãe dos brasileiros” pelo afinco que tinha em sua função.

Ao retornar da Guerra do Paraguai, Ana Néri recebeu diversas homenagens do governo brasileiro, conquistando o direito de receber uma pensão vitalícia. Em 2009, foi incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Leia também: Nise da Silveira — uma importante psiquiatra brasileira

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Ana Néri

  • Ana Néri é reconhecida como a primeira enfermeira do Brasil.

  • Nasceu no interior da Bahia, casando-se com um militar.

  • Criou os três filhos sozinha depois que seu marido faleceu.

  • Aderiu à Guerra do Paraguai depois que seus três filhos foram para o campo de batalha.

  • Recebeu diversas homenagens pelo seu trabalho como enfermeira na Guerra do Paraguai.

Biografia de Ana Néri

Mais conhecida como Ana Néri, Ana Justina Ferreira nasceu em Cachoeira, cidade localizada no estado da Bahia, em 13 de dezembro de 1814, sendo filha de José Ferreira de Jesus e Luísa Maria das Virgens. Sabem-se poucos detalhes sobre a infância de Ana Néri, mas quanto a sua família sabemos que se tratava de uma família muito religiosa, possuindo quatro irmãos.

Casou-se com um militar em 1837 chamado Isidoro Antônio Néri, que possuía a patente de capitão de fragata. O casamento de Ana Néri durou seis anos, uma vez que seu marido faleceu quando estava no Maranhão, em 1843. Ela então passou a criar os seus três filhos sozinha. Os filhos de Ana Néri eram Justiniano, Isidoro e Pedro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ana Néri na Guerra do Paraguai

Os filhos de Ana Néri se tornaram adultos com empregos respeitados na época (um era militar e dois eram médicos). Em 1864, estourou a Guerra do Paraguai, e os três filhos de Ana Néri foram para o conflito, assim como dois irmãos de Ana Néri.

Ela não queria ficar na Bahia longe de seus filhos e irmãos, então solicitou ao presidente da província da Bahia para que pudesse acompanhar os seus filhos na guerra, nem que fosse como enfermeira. Ana Néri recebeu autorização e, assim, partiu para o Rio Grande do Sul para atuar como enfermeira, cuidando dos soldados feridos no conflito.

Durante o conflito, Ana Néri esteve em vários dos cenários de guerra como enfermeira. Ela atuou em hospitais militares em locais como Curupaiti, Corrientes, Humaitá e Assunção. Na capital paraguaia ela montou uma enfermaria para cuidar dos soldados brasileiros e lá mesmo recebeu a notícia que Justiniano, um de seus filhos, foi morto em combate. Retornou ao Brasil em 1870, sendo recebida com honrarias pelo governo brasileiro.

Morte de Ana Néri

Ana Néri faleceu em 20 de maio de 1880 na cidade do Rio de Janeiro.

Importância de Ana Néri

Ana Néri foi uma figura fundamental na Guerra do Paraguai, sendo reconhecida pela dedicação no cuidado com os feridos. A presteza do trabalho realizado por Ana Néri fez com que ela ficasse conhecida como “mãe dos brasileiros” durante o conflito. Ana Néri também é reconhecida como a primeira enfermeira do Brasil.

Acesse também: Maria Quitéria — a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro

Condecorações e homenagens a Ana Néri

O trabalho como enfermeira que Ana Néri realizou no Paraguai rendeu a ela inúmeras homenagens. Ana Néri recebeu a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Além disso, foi contemplada com uma pensão do governo imperial. Ana Néri também recebeu inúmeros presentes pelo seu trabalho.

O nome de Ana Néri foi usado em logradouros em diferentes partes do Brasil, como nas cidades de Salvador, Ilhéus, Goiânia, Rio de Janeiro, entre outras. A primeira escola de enfermagem do Brasil foi renomeada como Escola de Enfermagem Ana Néri.

Em 1938, o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto que criou o Dia do Enfermeiro, estabelecendo o dever de homenagear Ana Néri.

Por fim, em 2009, Ana Néri foi adicionada no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria por meio da Lei nº 12.105.

Curiosidades sobre Ana Néri

  • Na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) existe um bairro chamado Ana Nery em homenagem à enfermeira.

  • Ana Néri foi retratada em uma novela da Globo chamada Nos Tempos do Imperador.

Fontes

CARDOSO, Maria Manuela Vila Nova. Anna Justina Ferreira Nery: um marco na história da enfermagem brasileira. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/ddpnDYNgkMnfh6RCptszCnN/?format=pdf&lang=pt.

GRISARD, Nelson; VIEIRA, Edith Tolentino de Souza. Ana Néri, madrinha da enfermagem no Brasil. Disponível em: https://gmbahia.ufba.br/index.php/gmbahia/article/viewFile/981/959.

LÚCIA, Carmen. Conheça a história de Ana Néri, primeira enfermeira do Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2015-05/conheca-historia-de-ana-neri-primeira-enfermeira-do-brasil.

REDAÇÃO. Ana Néri, a “mãe dos brasileiros”. Disponível em: https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/noticias/ana-neri-a-201cmae-dos-brasileiros201d.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Ana Néri"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/ana-neri.htm. Acesso em 26 de maio de 2024.

De estudante para estudante